Canarana (MT) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), participou, entre os dias 28 e 31 de outubro, do Encontro Técnico “Fomento à Agricultura e Fruticultura Irrigadas”, realizado no Sindicato Rural de Canarana (MT). O evento foi promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Canarana, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e inovadoras de produção agrícola e fortalecer o Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu.
A programação incluiu palestras técnicas, visitas de campo e reuniões com produtores rurais, associações e gestores locais, com foco na produção sustentável, no uso eficiente da água e em alternativas energéticas para irrigação. O encontro também promoveu a atualização da carteira de projetos do Polo, além de debater soluções acessíveis para pequenos e médios produtores.

Representando o MIDR, a coordenadora-geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação do MIDR, Rose Edna Pondé, destacou a importância da atuação integrada entre instituições públicas e produtores locais. “A viagem teve o objetivo de atuar em supervisão ao objeto do TED [Termo de Execução Descentralizada]: Fomento à agricultura e fruticultura irrigada e Estudo Interinstitucional para a Expansão da Irrigação na Região Araguaia-Xingu. Através de “Propriedades Modelos”, prestaremos atendimento e apoio técnico aos produtores (médios, pequenos e da agricultura familiar) da região atendida pelo Polo de Irrigação em Canarana”, afirmou.
Durante o evento, foram apresentadas iniciativas de irrigação de baixo custo, projetos de energias alternativas para pivôs de irrigação e casos de sucesso de fruticultura, horticultura e piscicultura irrigadas. As atividades de campo incluíram visitas a propriedades nos municípios de Querência, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista e Luciara, onde técnicos e gestores avaliaram o potencial de expansão da irrigação na região.
O Polo Araguaia-Xingu é uma das áreas estratégicas apoiadas pelo MIDR para o desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste, com foco em aumentar a eficiência do uso da água, diversificar a produção agrícola e fortalecer a agricultura familiar.
Por Assessoria.
