segunda-feira, 5 dezembro, 2022
Início Notícias Destaques Nove mil índios Xavante serão atendidos pela Força Tarefa instalada em Barra...

Nove mil índios Xavante serão atendidos pela Força Tarefa instalada em Barra do Garças

BARRA DO GARÇAS – Até o próximo domingo (2), cerca de 9 mil indígenas da etnia Xavante serão atendidos pela Força Tarefa lançada pelos governos federal, estadual e Prefeitura de Barra do Garças para conter o avanço do novo coronavírus nas aldeias da região. O atendimento de campo começou na terça-feira (28) com o deslocamento de 24 profissionais de saúde para os polos base de Barra do Garças e Campinápolis.

Até o próximo domingo (2), cerca de 9 mil indígenas da etnia Xavante serão atendidos pela Força Tarefa para conter o avanço do novo coronavírus.
São nove clínicos gerais, três ginecologistas, uma infectologista, dois pediatras, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem vindos de Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba; Foto – Ministério da Defesa.

Durante os próximos dias, nove clínicos gerais, três ginecologistas, uma infectologista, dois pediatras, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem vindos de Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba estarão nas aldeias Namunkurá, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Guadalupe, em Barra do Garças, Santa Clara, Aldeona e São Pedro, em Campinápolis, para a realização de exames diversos e diagnósticos do quadro de saúde da população indígena.

LEIA MAIS – Sem máscara e distanciamento, Covid-19 avança nas aldeias do Araguaia/Xingu

Além do atendimento médico, os Ministério da Saúde, Defesa e Secretaria Especial de Saúde Indígena distribuirão três toneladas de medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPI) e testes para Covid-19. Duas aeronaves de cargas e dois helicópteros estão sendo utilizados no transporte de pessoal e insumos para as aldeias a partir da base de apoio no quartel do Exército em Aragarças (GO).

“O atendimento será amplo e além de orientar e diagnosticar casos suspeitos de Covid, os profissionais também estarão atuando em outras enfermidades que afetam a etnia Xavante. A Prefeitura é parceira dessa operação e continuaremos prestando assistência aos indígenas que procurarem a rede municipal de saúde e também cobrando novas ações em prol dos nossos irmãos”, disse o prefeito Roberto Farias.

Por Secom/BG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.