sábado, 7 dezembro, 2024
20.2 C
Canarana
Início Notícias Destaques Novos professores da rede pública de Canarana são habilitados no Programa União...

Novos professores da rede pública de Canarana são habilitados no Programa União Faz a Vida

CANARANA – Nesta segunda e terça-feira (30 e 31.05) os professores da rede pública das escolas de Canarana – MT que ainda não estavam habilitados no Programa União Faz a Vida (PUFV), realizaram a habilitação em um evento que ocorre no auditório do Sindicato Rural do município.

Ao todo, mais de 40 profissionais estão recebendo a orientação da Assessora Pedagógica e Formadora Nacional do PUFV, Jussara Ceron. O programa foi criado há 25 anos para promover atitudes e valores de cooperação e cidadania junto a crianças e adolescentes no Brasil. A intenção é transformar para melhor a realidade dos alunos, de suas famílias e comunidades, através de uma metodologia de ensino por Projetos.

No Vale do Araguaia, o programa atua em Canarana, Querência – MT e Ribeirão Cascalheira – MT. O programa é uma iniciativa da Fundação Sicredi, mas é aplicado nos municípios com a parceria com o setor público, através das secretarias de educação. No Brasil, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, 150 mil educadores de 2.6 mil escolas já participaram do programa,

“Esse é um processo muito interativo, que envolve participação e diálogo. Esse é o curso inicial que subsidia os educadores a compreenderem a metodologia que o programa utiliza, e a compreender o design pelo qual as crianças vivenciaram as experiências cooperativas, ativisticas e protagonisticas no cotidiano das escolas”, explica Jussara.

Em Canarana, em 2022, já são mais de 40 projetos circulando nas instituições de ensino. São mais de 100 educadores habilitados no município. Nesta segunda e terça, duas turmas estão em habilitação. “Esse é um processo muito interessante porque os educadores chegam como professores pra este lugar e, em determinado momento, eles são convidados a se vestirem de meninos e meninas e produzirem as experiências com o olhar de crianças e adolescentes”, conclui Jussara.

O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através da ODS 4 –Educação de Qualidade: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusa e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.