segunda-feira, 1 setembro, 2025
InícioNotíciasDestaquesOperação investiga fraude em documentos de despachante de Canarana

Operação investiga fraude em documentos de despachante de Canarana

CANARANA – A Polícia Judiciária Civil de Canarana realizou, nesta segunda-feira (1º), a operação “Máscara de Papel”, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão em um escritório de despachante e na residência de suspeitos investigados por fraudes envolvendo documentos de quitação de débitos veiculares. Durante a ação, foram apreendidos computadores, celulares e diversos documentos que podem reforçar as provas no inquérito.

As investigações apontam que os suspeitos recebiam valores de clientes para quitar IPVA, multas e outras pendências no Detran. Entretanto, em vez de efetuar os pagamentos, ficavam com o dinheiro e entregavam às vítimas comprovantes falsificados em formato PDF, com QR Code adulterado. Em um dos casos, o código redirecionava para o sistema do Detran que apontava o documento como de 2023, mas no campo “ano do exercício” no PDF entregue pelo despachante constava 2025, dando aparência de regularidade.

O esquema veio à tona quando dois motoristas foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-158, em Água Boa, e apresentaram os documentos falsos, achando que estavam com os documentos regulares. A constatação da fraude levou os condutores até a delegacia, onde relataram os fatos. A apuração também revelou comprovantes de transferências bancárias feitas ao filho da proprietária do despachante.

Na delegacia, um dos investigados confessou o crime e alegou ter agido em razão de dívidas pessoais, dizendo que a mãe, proprietária do escritório, desconhecia a prática. A Polícia Civil reforça o alerta para que motoristas que efetuaram pagamentos de débitos veiculares por meio de intermediários confiram diretamente no sistema do Detran se os valores foram devidamente quitados, e caso comprovem irregularidades, que procurem a Delegacia de Polícia.

As investigações continuam para identificar todos os prejudicados e dimensionar a extensão da fraude.

As informações são da Polícia Judiciária Civil de Canarana.

Por NoticiasInterativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.