segunda-feira, 13 outubro, 2025
InícioNotíciasDestaques“Pessoas perderam o interesse em vacinar os filhos; é lamentável”

“Pessoas perderam o interesse em vacinar os filhos; é lamentável”

O governador Mauro Mendes (União) fez um apelo à população de Mato Grosso para que mantenha em dia o calendário vacinal, especialmente a imunização contra o sarampo.

A declaração ocorre após a confirmação de três casos da doença em Primavera do Leste, no último mês, e a investigação de outros cinco casos suspeitos em Várzea Grande.

Foto: Reprodução

Mendes destacou que o Estado tem intensificado as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação e reforçou que a responsabilidade pela aplicação das doses é compartilhada entre o poder público e as famílias.

“Nós estamos redobrando as campanhas de vacinação. As pessoas parecem que perderam o interesse em vacinar seus filhos, é muito lamentável. A vacinação é uma responsabilidade objetiva do município”, disse.

“O Governo Federal fabrica a vacina, o Governo do Estado distribui e faz a logística, mas a vacinação é responsabilidade dos municípios… e dos pais, de levarem seus filhos”, emendou.

Segundo o governador, o Executivo tem acompanhado de perto os casos e disse que deve cobrar dos prefeitos o alcance das campanhas de vacinação.

“Estamos atentos a isso, sim, e vamos apertar e colaborar com os municípios, além de divulgar amplamente para que as pessoas façam as vacinações”, disse Mendes.

O sarampo

O sarampo é transmitido por secreções respiratórias e é muito contagioso. Além disso, pode provocar complicações graves e até o óbito, principalmente em crianças pequenas e em pessoas não vacinadas.

A vacinação é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e é a principal forma de prevenção.

Segundo a Secretária de Estado de Saúde, até o fim de setembro, a cobertura da vacina tríplice viral neste ano é de 88% com a primeira dose e de 65% com a segunda dose em Mato Grosso, sendo que o ideal seria de 95% para ambas.

Foram aplicadas 96.473 doses da vacina tríplice viral e 2.730 da vacina dupla viral para a dose zero de crianças menores de 01 ano de idade no estado.

Por MidiaNews.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.