quinta-feira, 11 agosto, 2022
Início Notícias Destaques Professora que atuou em Água Boa e Canarana representa MT em evento...

Professora que atuou em Água Boa e Canarana representa MT em evento de ciências nos Estados Unidos

A professora de matemática Eliete Grasiela Both, de 40 anos, irá representar Mato Grosso em um evento de ciências nos EUA, em maio. Desde 2013, ela trabalha no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

Ela sempre teve paixão pelos estudos desde cedo e, como professora, vem conquistando cada vez mais espaço na academia desde a graduação.

O evento de ciências ocorre em Atlanta, nos EUA, entre os dias 7 e 13 de maio deste ano.

Para ela, essa conquista não é pessoal, mas coletiva.

“Me sinto extremamente honrada e feliz. Vejo isso não apenas como uma conquista pessoal, mas como um resultado da educação pública. Acredito que investir na educação é o caminho que deve ser escolhido por todos os governantes em nosso país, tanto na esfera federal, quanto estadual e municipal, pois a educação, mais que qualquer outra ferramenta, tem o poder de transformar histórias e, consequentemente, a sociedade”, disse.

Professora de matemática Eliete Both irá representar Mato Grosso nos EUA
Foto: Arquivo pessoal

Eliete é natural de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, em seguida, se estabeleceu com os pais no município de Água Boa, em Mato Grosso.

Lá, ela cresceu na zona rural e precisou morar na casa da professora dela, à época, para conseguir estudar, uma vez que a escola era longe da casa dos pais dela.

Isso fortaleceu Eliete a se envolver cada vez mais com os estudos, despertando o amor pelo conhecimento. Ela estudou longe dos pais durante boa parte da infância, até que a família se mudou para a zona urbana e voltaram a ficar juntos.

Ao chegar à universidade, Eliete precisou não apenas estudar, mas também ensinar outros alunos porque faltava professores naquele tempo.

“Lecionei durante todos os anos da minha graduação, pois a falta de professores de matemática habilitados, na região, era muito marcante à época. Nesse período, fui professora da rede estadual de Mato Grosso e, por dois anos, da rede municipal do município de Canarana. E lecionei, ainda, por um ano, em uma escola privada em Água Boa”, contou.

Organizado pela embaixada do Brasil nos EUA, o evento de ciências Regeneron ISEF – 2022, que reúne as áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática. Por edital, quatro professores foram selecionados para representar o país no evento, sendo do Piauí, Ceará, Rio de Janeiro e Mato Grosso, com Eliete.

O evento acadêmico também traz os trabalhos de estudantes do ensino médio que foram classificados na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Por Olhar Alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.