sexta-feira, 9 dezembro, 2022
Início Notícias Destaques Programa União Faz a Vida chega à Alto Boa Vista - MT

Programa União Faz a Vida chega à Alto Boa Vista – MT

ALTO BOA VISTA – Com a missão de construir um futuro melhor através de uma metodologia diferenciada de ensino, voltados aos princípios de valores como cooperação e cidadania, o Programa União Faz a Vida, através da Sicredi Araxingu, chega em Alto Boa Vista – MT e já começa a mudar a realidade de escolas do município.

Em agosto e setembro deste ano, foram concluídas as duas primeiras turmas de habilitação dos professores, que passaram por um processo de imersão na metodologia do Programa e de como funciona na prática. O União Faz a Vida é um programa da Fundação Sicredi e tem a intenção é transformar para melhor a realidade dos alunos, de suas famílias e comunidades, através de uma metodologia de ensino por Projetos, por meio de uma parceria com o poder público das comunidades onde se insere.

“Nós começamos o processo de diagnóstico em Alto Boa Vista em dezembro de 2021. Foram os primeiros contatos, quando o pessoal do município procurou a cooperativa para entender e saber como funcionava o programa,” explica Martieli Colombo, Assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Araxingu. A partir dali, juntamente com a assessoria pedagógica, foi iniciado um movimento de diagnóstico, de conhecer o município e quais programas pedagógicos ele já tinha e, após, partiu-se para reuniões e visitas, culminando numa visita de apresentação em abril de 2022.

Já são três escolas habilitadas no município, sendo uma de educação infantil, com extensão, e uma de ensino fundamental. Foram 38 professores habilitados que vão atender com a metodologia, 838 alunos. Alto Boa Vista, o quarto município a integrar o programa pela cooperativa, juntamente com outros três municípios dentro da área de atuação da cooperativa, somam mais de 7 mil alunos dentro do programa e mais de 300 profissionais de educação, entre professores, coordenadores e apoiadores.

“Esse trabalho só é possível graças a todo envolvimento da Secretaria de Educação do município, Prefeito, e o ‘sim’ dos professores para o programa, já que o programa só é implantado se há efetivamente o aceite deles, que são os aplicadores da metodologia junto aos alunos”, finaliza Martieli.

O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos objetivos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através da ODS 4 –Educação de Qualidade: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.