Quando crianças, aprendemos os nomes dos planetas que compõem o nosso Sistema Solar, mas e sua origem? Descubra agora porque se chamam Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Mercúrio é o planeta menor e mais próximo do sol. Com sua órbita mais rápida, foi associado à Mercúrio (mensageiro dos deuses e deus dos viajantes, chamado de Hermes pelos gregos). Segundo os astrônomos antigos, Vênus era o mais brilhante de todos, então a origem do seu nome acabou sendo associada à deusa romana da beleza e do amor (que na cultura grega, seria a Afrodite).
O nome do planeta Terra vem do latim “Tellus”, que na mitologia greco-romana remete à deusa da terra e do solo fértil, chamada de Telo pelos romanos e de Gaia pelos gregos. Contudo, o nome Terra não é derivado da mitologia. Marte, o planeta vermelho, recebeu o nome do deus romano da guerra (na mitologia grega, é o Ares).
O maior planeta e mais “majestoso”, Júpiter, recebeu o nome do rei dos deuses romanos (equivalente ao Zeus da mitologia grega). Já Saturno, que se move lentamente, recebeu o nome em homenagem ao deus romano do tempo (seria o Cronos, na mitologia grega). Contudo, antes de ser chamado assim, os sumérios o chamavam de Ninurta.
Devido sua tonalidade, Urano recebeu o nome do deus do céu. Quando descoberto em 1781, um astrônomo britânico o batizou de Georgium Sidus, em homenagem ao Rei George III. Entretanto, posteriormente outro astrônomo decidiu seguir a tradição oficial de escolher os nomes relacionados à mitologia. Já o planeta azul, Netuno, recebeu o nome do deus dos mares (na mitologia grega, é Poseidon). Porém, quase se chamou Le Verrier em homenagem à um de seus descobridores.
Fonte: Curiosidades; Canal Tech.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.