sexta-feira, 12 agosto, 2022
Início Futilidade do Dia O que é a aurora boreal? - Futilidade do dia

O que é a aurora boreal? – Futilidade do dia

Um brilho verde! Tão intenso e de beleza tão incrível que já rendeu paixões e orações frente ao espetáculo que a natureza se propõem.

A aurora boreal é um fenômeno óptico que ocorre no extremo norte da Terra. A peça teatral que se forma transforma o céu, do ponto de vista do observador, num misto de cores, geralmente predominante para o verde. É comum ocorrer na Finlândia e todo o ano angaria milhares de turistas. Também é possível vê-la na Noruega.

Cientificamente falando, a aurora boreal é fruto de uma associação entre “ventos solares” e o campo magnético da Terra. Sua irmã, que ocorre no polo sul do planeta (aurora austral) segue o mesmo preceito.

Conforme define a revista SuperInteressante, as auroras ocorrem quando partículas com carga elétrica provenientes do Sol chegam às vizinhanças da Terra e são atraídas pelos polos sul e norte do campo magnético do planeta. Essa partículas interagem com elementos da atmosfera terrestre (oxigênio e nitrogênio) em uma grande velocidade.

Esses choques produzem radiação eletromagnética em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, em tonalidades fortes e cintilantes que se estendem por até 2 mil quilômetros. A luz é mais visível a noite, por razões óbvias, e não há garantia que ocorram todos os dias.

Por OPIoneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.