sexta-feira, 12 agosto, 2022
Início Futilidade do Dia Quem foi Francisco Fernando? - Futilidade do dia

Quem foi Francisco Fernando? – Futilidade do dia

Em resumo? Bom, se considerarmos a existência do efeito borboleta (o qual explicaremos em outra futilidade), Francisco Fernando, ou sua morte, foi o inicio de uma cadeia de eventos que culminou com um dos dois maiores conflitos armados da história, a 1º Guerra Mundial.

Vamos explicar. Francisco Fernando Carlos Luís José Maria de Áustria-Este, foi, até os 26 anos, um militar de origem nobre que levava uma vida, até certo ponto, comum. Em 1889, seu primo, Rodolfo, filho do Imperador Áustro-Hungaro Francisco José, cometeu suicídio, fazendo com que seu pai (Carlos Luis) se tornasse o próximo na linha de sucessão ao trono. Com a renuncia dos direitos por seu pai, Francisco Fernando passou a ser o herdeiro da coroa.

Francisco passou a ter notório sucesso nos assuntos militares e relações públicas. Até que no dia 28 de junho de 1914, Francisco Fernando e sua esposa, Sofia, foram assassinados a tiros enquanto faziam um passeio de carro na cidade de Saravejo. O assassino era um jovem sérvio de 19 anos, chamado Gavrilo Princip, um anarquista, membro de uma organização que lutava pela unificação de territórios à Sérvia.

O assassinato levou a Áustria-Hungria, 3 semanas mais tarde a emitir o Ultimato de Julho; Um documento que exigia da Sérvia uma série de ações jurídicas e militares como “punição” pelo atentado. O governo sérvio não aceitou todas as condições do ultimato. Cinco dias depois, os austríacos declararam guerra contra a Sérvia.

francisco fernando
Francisco Fernando.

Dias depois, o Império Russo, interessado em diminuir a influência Austríaca na região e tendo a Sérvia como protegida, declara guerra com o Império Austro-Húngaro. Em resposta, o Império Alemão, devido à mútua cooperação militar estabelecida pela Tríplice Aliança (Áustria-Hungria, Alemanha e Itália), declara guerra contra a Rússia. O Reunido Unido, devido a mútua cooperação militar estabelecida pela Tríplice Entente (Reino Unido, França e Império Russo) declarou guerra contra a Alemanha.

 

E assim, cada país, de acordo com suas alianças e interesses foi tomando partido no conflito até que uma guerra mundial tinha se formado. Um conflito que envolveu mais de 70 milhões de soldados e deixou 9 milhões de mortos em 4 anos de guerra.

O Império Austro-Húngaro, após a vitória da Tríplice Entente e aliados, viu cada um de suas regiões/estados se tornarem independentes, a monarquia foi abolida e unidades federativas proclamadas.

Por Opioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.