domingo, 27 novembro, 2022
Início Futilidade do Dia Cuiabá já foi capital de São Paulo - Futilidade do Dia

Cuiabá já foi capital de São Paulo – Futilidade do Dia

    Cuiabá foi capital de São Paulo durante 9 meses, entre 15 de novembro de 1726 e agosto de 1727
    Cuiabá; Foto – Mayke Toscano/Secom-MT

    Isso mesmo! Cuiabá foi capital de São Paulo durante 9 meses, entre 15 de novembro de 1726 e agosto de 1727.

    O rei Dom João V determinou, em 1723, o deslocamento do governador da capitania de São Paulo, Dom Rodrigo Cesar de Menezes, e seu staff (equipe de governo) para as minas de Cuiabá com a finalidade de combater a provável sonegação de tributos e aumentar substancialmente a arrecadação de impostos, dentre os quais o “quinto” era o mais importante.

    Dom Rodrigo Cesar de Menezes era filho de Luiz Cesar de Menezes, governador-geral do Brasil e irmão de Vasco Cesar de Menezes, vice rei do Brasil no início do século XVIII.

    A família Cesar de Menezes gozava de grande prestígio junto à monarquia lusitana devido sua participação relevante nas importantes conquistas portuguesas na África e na Ásia.

    Para chegar a Cuiabá, Dom Rodrigo levou 120 dias de viagem e trouxe aproximadamente 3 mil pessoas em 303 embarcações, sendo 23 barcos oficiais e 285 de particulares.

    Em Cuiabá, Cesar de Menezes permaneceu 18 meses e 20 dias, com fama de violento, implacável e homem que não media consequências para atingir seus objetivos.

    Implantou um clima de terror e medo permanente na população local.

    A sanha arrecadadora foi extrema. Não poupava ninguém. Chegou a construir e usar uma forca para punir os condenados por sonegação. A forca foi instalada onde hoje é a praça Ipiranga.

    LEIA MAIS – Conheça o britânico que sumiu no Xingu – Futilidade do dia

    Em primeiro de janeiro de 1727, elevou o arraial à condição de vila, com a denominação de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e por esse ato instalou-se oficialmente o governo da capitania de São Paulo em Cuiabá, o que duraria até fevereiro de 1728, quando Dom Rodrigo soube da nomeação de um novo governador para São Paulo.

    Dom Rodrigo Cesar Menezes deixou Cuiabá empobrecida, doente e esvaziada, originando a primeira crise econômico social aos remanescentes e retornou a São Paulo, em junho de 1.728.

    Vinte anos depois seria criada a capitania de Mato Grosso, com terras desmembradas de São Paulo.

    Curiosamente a primeira capital da novel capitania mato-grossense não foi Cuiabá, mas sim Vila Bela. Cuiabá só se tornaria capital de Mato Grosso em 1821.

    Por Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá, deputado estadual e professor de história.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.