domingo, 14 abril, 2024
28.9 C
Canarana
Início Notícias Destaques Rádio Liberdade FM localiza morador de Água Boa com 108 anos

Rádio Liberdade FM localiza morador de Água Boa com 108 anos

ÁGUA BOA – Em levantamento realizado recentemente, a Rádio Liberdade FM quis buscar a pessoa de maior longevidade que atualmente reside em Água Boa.

Depois de uma série de buscas por informações, descobriu-se inicialmente o senhor Sebastião Rodrigues, hoje com 99 anos, inclusive foi título de matéria no site da emissora.

Sebastião Rodrigues, nasceu em 08 de janeiro de 1923, na cidade de Prata (MG), a 640 km de Belo Horizonte.

O diretor da Rádio, Celso Blemer realizou uma visita ao Sr. Sebastião, que é ouvinte assíduo da Rádio Liberdade FM, e ouviu do seu fã, detalhes de sua vida.

Após conhecer o Sr. Sebastião, a Liberdade FM recebeu outra informação, que nos levou até o senhor José Lourenço, popular (Loro), natural de Bananeiras (PB), que hoje está com 108 anos, e é morador de Água Boa-MT.

Sabe-se pouco sobre seu passado; no documento de identidade se pôde confirmar o nascimento em 20 de março de 1914 e a naturalidade.

Em conversa com Celso, o Sr. José afirma que chegou em Mato Grosso há 72 anos, isto é, em 1950, deixando esposa e duas filhas na Paraíba, e nunca mais voltou. Na conversa, seu José afirma não ter obtido mais informações sobre a família.

Em 1982, o Água-boense Gilberto Do Val o encontrou em uma pensão na cidade de Rondonópolis, e então o convidou para trabalhar em sua propriedade, localizada naquele município. José aceitou o convite e permaneceu no local por dois anos, até que em 1984 Gilberto trouxe seu José para trabalhar em outra propriedade, na Fazenda Cachoeira, localizada no município de Água Boa, na região da Vila Serrinha, onde desenvolvia atividades de serviços gerais.

Durante a conversa a senhora Silvia Lima, esposa do senhor Gilberto do Val, afirmou que os familiares têm um grande carinho e respeito por ele, e tem acompanhado sua família há três gerações, e se tornou um membro da mesma.

Mesmo com 108 anos, o ancião é lúcido, se expressa corretamente e conta causos; já a visão e audição estão parcialmente comprometidas, devido à idade. Mas conta com todos os cuidados necessários, indo regularmente ao médico e recebendo alimentação balanceada.

Além de descobrir esses dois cidadãos, a equipe de reportagem da emissora procurou a Secretaria de Saúde do município, e através de uma pesquisa que o Coordenador Geral das Unidades dos ESF, Petterson Renato de O. da Cruz, realizou no sistema do SUS, descobriu-se que existe mais dois moradores de Água Boa, com mais de 100 anos.

O morador Abílio Cavalcante de Queiroz, com 103 anos. A redação procurou para entrevista-lo e, para nossa surpresa, ele estava viajando para o estado da Bahia.

Além dele, há outra moradora com 101 anos, mas esta não quis conceder entrevista para o repórter da Rádio – a direção da emissora recebeu recado de que sua filha preferiu que ela não fosse identificada. Por esse motivo, respeitamos o direito de sigilo da família, mas mencionamos a existência dela nesta matéria, para homenageá-la também.

Visto que o objetivo da matéria é mostrar que ainda é possível sim ter uma vida longa. Também tem a intenção de apresentar aos leitores e ouvintes da Rádio Liberdade que em nossa comunidade há pessoas centenárias; além de conhecer um pouco da história dessas personalidades da vida.

Uma verdadeira homenagem, em vida, àqueles que estão tendo a dádiva de alcançar tal idade.

 

Da Redação – Liberdade FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.