Mato Grosso possui 141 cidades, das quais 23 fazem aniversário no mesmo dia: 13 de maio. A curiosidade chama a atenção e o g1 foi atrás de respostas para entender o porquê de esses municípios terem a mesma data de fundação.
No 13 de maio de 1986 surgiram:
- Campinápolis
- Cocalinho
- Vila Rica
- Porto Alegre do Norte
- São Félix do Araguaia
- Terra Nova do Norte
- Itaúba
- Vera
- Nova Canaã do Norte
- Novo Horizonte do Norte
- Peixoto de Azevedo
- Sorriso
- Nova Olímpia
- Indiavaí
- Comodoro
- Porto Esperidião
- Reserva do Cabaçal
- Primavera do Leste
- Pedra Preta
- Novo São Joaquim
- Alto Taquari
As cidades de São Félix, Pedra Preta e Tangará da Serra, também foram criadas no dia 13 de maio, mas do ano de 1976.
João Carlos Vicente Ferreira é pesquisador, historiador e escritor. Ele explicou que há duas grandes razões para as cidades terem sido fundadas de uma só vez. A primeira, se refere à carga histórica que o dia 13 de maio representa, pois foi nesse dia que houve a abolição da escravidão no Brasil.
A segunda, para ele, é que a data, na verdade foi uma grande jogada política.
Para o historiador, a medida trouxe benefícios para Campos.
“Isso foi um ato político. Ele rodou todo o estado, e foi eleito com maior número de votos proporcionalmente, na história de Mato Grosso para deputado federal. Foi uma estratégia muito bem pensada, e é por isso que os 23 municípios têm essa data de aniversário”.
Outro ponto interessante é a associação à libertação dos escravos, pois a data sugere na mente das pessoas a libertação de algo que os oprime. No caso do distrito, é localidade de pessoas que construíram um ponto de moradia e que, com seu trabalho, proporcionaram crescimento e almejam o progresso.
Por Ana Adélia Jácomo, TV Centro América.