segunda-feira, 20 maio, 2024
31.6 C
Canarana
Início Notícias Destaques Seciteci implanta programa Jovem Aprendiz EAD para atender jovens de 10 municípios...

Seciteci implanta programa Jovem Aprendiz EAD para atender jovens de 10 municípios da região Araguaia

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) implantou o Programa Jovem Aprendiz EAD, na Escola Técnica Estadual de Barra do Garças para atender estudantes de 10 municípios, numa parceria com 15 empresas privadas.

A modalidade está sendo ofertada para estudantes do curso técnico de assistente administrativo da unidade de ensino técnico.

As aulas já começaram nas cidades selecionadas – Foto por: Ascom Seciteci

A oportunidade atinge adolescentes e jovens dos municípios de Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia e Vila Rica.

O programa foi implantado após o Ministério do Trabalho autorizar a realização da parte teórica do programa de forma remota, em uma medida excepcional para atender as necessidades das regiões que não contam com instituições de formação presencial destinada a jovens aprendizes.

Com duração de 18 meses, o curso de assistente administrativo é uma oportunidade para jovens entre 14 e 24 anos se capacitarem em funções administrativas básicas. Os participantes vão aprender sobre organização de documentos, atendimento ao cliente, gestão de agendas, técnicas de comunicação empresarial e utilização de softwares de escritório.

As aulas teóricas serão intercaladas com atividades práticas em ambientes de trabalho simulados ou reais. Os alunos, sob a supervisão de profissionais, vão poder aplicar o conhecimento adquirido e ganhar experiência no mercado de trabalho, sendo preparados para atuar em equipe, com ética e responsabilidade.

Além de oferecer uma formação profissional aos jovens, o programa também visa beneficiar as empresas com a oferta de mão de obra qualificada para atender a obrigatoriedade de aprendizes, como explicou a coordenadora da Educação à Distância da Seciteci, Eneida Carneiro.

“A proposta é dar oportunidade para aqueles que não conseguem fazer o ensino presencial de jovem aprendiz. E, dessa forma, também ajudar as empresas que possuem uma obrigatoriedade em relação a essa contratação. Pois, se elas não tiverem jovens aprendizes ficariam irregulares diante do Ministério do Trabalho”, afirmou a coordenadora.

As empresas que aderiram a essa primeira turma do programa são: Auto Posto Vale da Serra, Viação Xavante, Rio Novo Transportes e Turismo, Supermercado PagueMenos, Raça Agro, Suprema, Super Coma Bem, Super Frigo, Instituto de Educação ABC, Sollus Construtora e Incorporadora, Queiroz Pereira e Cia, Laticínios Cajes, Mega São Luiz, Masterfarma e SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

*Supervisão de Cayron Fraga

Por Gabriel Vieira | Sesitec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.