sexta-feira, 9 maio, 2025
InícioNotíciasDestaquesSicoob participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira

Sicoob participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira

De 12 a 18 de maio, o Sicoob estará presente na Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Com foco em crianças e jovens, o tema da edição deste ano busca preparar a sociedade para escolhas mais conscientes. A atuação do Sicoob reforça seu compromisso institucional com a construção de um futuro financeiramente mais responsável.

 O Sicoob, fiel ao 7º princípio do cooperativismo – que sinaliza que as cooperativas devem trabalhar para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estão inseridas – atua com a convicção de que a educação financeira transcende gerações.

 “Capacitar jovens e adultos com o conhecimento e as ferramentas para gerir suas finanças não apenas fortalece o indivíduo, mas irradia benefícios para toda a sociedade, construindo comunidades mais resilientes e preparadas para os desafios econômicos. Essa iniciativa reflete o cerne do cooperativismo, em que o desenvolvimento financeiro de cada membro contribui para o bem-estar coletivo”, reflete Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

 Cooperativas do Sicoob, de todo o país, participarão com atividades regionais. Cada uma delas desenvolveu uma programação específica e adaptada às necessidades e características de sua comunidade. “Essa abordagem permite que as iniciativas sejam mais relevantes e impactantes, alcançando público diversificado com conteúdos que dialogam com a realidade local”, ressalta Feltrim.

Alcance  

Em 2024, a campanha ocorreu entre 13 e 19 de maio, com o tema “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul”. A edição teve como foco orientar os consumidores sobre prevenção a fraudes e golpes financeiros, além de incentivar doações às populações afetadas pelas chuvas. O Instituto Sicoob coordenou a participação das cooperativas do Sicoob, promovendo ações educativas presenciais e online para ampliar o alcance das mensagens da campanha e reforçar a importância da proteção financeira. Ao todo, em 2024, as iniciativas das cooperativas na semana ENEF beneficiaram mais de 242 mil pessoas, em mais de 2,5 mil ações.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.