quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Início Notícias Destaques Sicoob Primavera paga juros sobre a cota capital aos associados

Sicoob Primavera paga juros sobre a cota capital aos associados

A Cooperativa Sicoob Primavera, pagou mais de R$ 3 milhões de juros ao capital de seus associados. O valor representa 100% da Selic – o maior índice permitido pela LC 130, de 17 de Abril de 2009 em seu Art. 7.

Foto: Reprodução

De acordo com o presidente da Cooperativa Sicoob Primavera, Edson Luiz Dapper, esse valor foi pago ao associado por meio de integralização em cotas partes no último dia 31/12/2021.  “Esse pagamento representa não somente a correção do capital acumulado de cada associado, mas também reflete o compromisso do Sicoob em cumprir com a política de valorização dos associados”, declara o presidente.

O valor repassado ao cooperado é com base na reciprocidade financeira, ou seja, a medida em que o associado opera financeiramente com a cooperativa aderindo aos seus produtos e serviços, passa a acumular parte das sobras. Remunerar o capital acumulado e estabelecer política de devolução retrata a filosofia cooperativista que visa tratamento igualitário e valoriza o patrimônio humano.

“Essa é mais uma forma de remuneração e valorização àqueles que fazem a nossa cooperativa cada vez mais forte. Nós só temos a agradecer pela confiança que os cooperados depositam em nós”, finaliza Dapper.

 

O que é a Cota Capital

O Capital Social é o somatório de todas as quotas-partes dos associados da cooperativa. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os associados depositam no momento em que entram na Cooperativa. Esse dinheiro contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição. Para funcionarem, as cooperativas precisam de recursos, pois necessitam de capacidade própria de capitalização, o que as viabiliza operacional e negocialmente. O incremento do capital ocorre pela adesão de novos associados e as integralizações voluntárias.

Para tornar possível a manutenção e promover o desenvolvimento dos serviços que a cooperativa deve prestar aos associados, é importante incentivar a capitalização, pois como donos da sociedade os associados devem assumir de fato esta condição e aplicarem capital na organização que lhes pertence.

Enquanto você for um associado, pode adquirir cotas-partes conforme regulamentação do Estatuto Social. E o melhor: quanto maior sua relação de negócios com a cooperativa, mais você participa dos resultados no final do ano.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.