CUIABÁ – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que a situação da taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI é crítica, à margem dos 90%.
Isto é, as equipes de regulação encontram grande dificuldade para a transferência dos pacientes aos leitos de Terapia Intensiva, pois as unidades referenciadas já chegaram à lotação, contando apenas com os leitos de retaguarda – que, pela norma, deveriam ficar disponíveis exclusivamente para a assistência de emergência dos pacientes já internados em enfermaria.
LEIA MAIS – Sem máscara e distanciamento, Covid-19 avança nas aldeias do Araguaia/Xingu
A gestão estadual, em parceria com as prefeituras, trabalha na ampliação de novos leitos de UTI na baixada cuiabana e em todo o Estado, contudo, já tem dificuldades para encontrar profissionais capacitados, apesar de toda a publicidade dada aos editais de chamamento.
Secretário de Saúde testa positivo para Covid-19 e vai para isolamento
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, testou positivo para a Covid-19. O resultado do exame que apontou o diagnóstico saiu na tarde de quinta-feira (25), contudo, até o momento, o gestor não apresenta sintomas específicos da doença.
Assim que recebeu o resultado, Figueiredo já foi para o isolamento domiciliar para cumprir a quarentena, conforme recomendação e protocolos das equipes de Vigilância Epidemiológica.
“Infelizmente, eu fui diagnosticado com o vírus. Vou me dedicar ao cumprimento do isolamento domiciliar e pretendo seguir trabalhando durante esse período, de forma remota. Como sempre digo, esse vírus não é ficção”, declarou o secretário.
O gestor, bem como a equipe de apoio e os profissionais técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), passa por testes periódicos do coronavírus.
Por estar em isolamento e não poder receber os profissionais de Comunicação, as coletivas de imprensa virtuais com o secretário Gilberto Figueiredo estão temporariamente suspensas.
Por Assessoria | SES-MT