domingo, 27 novembro, 2022
Início Notícias Destaques Situação de leitos de UTI é crítica em MT

Situação de leitos de UTI é crítica em MT

    Equipes de regulação encontram grande dificuldade para a transferência dos pacientes aos leitos de Terapia Intensiva (UTI) em MT
    Equipes de regulação encontram grande dificuldade para a transferência dos pacientes aos leitos de Terapia Intensiva; Foto – Marcos Vergueiro/Secom-MT

    CUIABÁ – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que a situação da taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI é crítica, à margem dos 90%.

    Isto é, as equipes de regulação encontram grande dificuldade para a transferência dos pacientes aos leitos de Terapia Intensiva, pois as unidades referenciadas já chegaram à lotação, contando apenas com os leitos de retaguarda – que, pela norma, deveriam ficar disponíveis exclusivamente para a assistência de emergência dos pacientes já internados em enfermaria.

    LEIA MAIS – Sem máscara e distanciamento, Covid-19 avança nas aldeias do Araguaia/Xingu

    A gestão estadual, em parceria com as prefeituras, trabalha na ampliação de novos leitos de UTI na baixada cuiabana e em todo o Estado, contudo, já tem dificuldades para encontrar profissionais capacitados, apesar de toda a publicidade dada aos editais de chamamento.

    Secretário de Saúde testa positivo para Covid-19 e vai para isolamento

    Gilberto Figueiredo - secretário de Saúde de Mato Grosso
    Gilberto Figueiredo – secretário de Saúde de Mato Grosso; Foto – Marcos Vergueiro/Secom-MT

    O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, testou positivo para a Covid-19. O resultado do exame que apontou o diagnóstico saiu na tarde de quinta-feira (25), contudo, até o momento, o gestor não apresenta sintomas específicos da doença.

    Assim que recebeu o resultado, Figueiredo já foi para o isolamento domiciliar para cumprir a quarentena, conforme recomendação e protocolos das equipes de Vigilância Epidemiológica.

    “Infelizmente, eu fui diagnosticado com o vírus. Vou me dedicar ao cumprimento do isolamento domiciliar e pretendo seguir trabalhando durante esse período, de forma remota. Como sempre digo, esse vírus não é ficção”, declarou o secretário.

    O gestor, bem como a equipe de apoio e os profissionais técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), passa por testes periódicos do coronavírus.

    Por estar em isolamento e não poder receber os profissionais de Comunicação, as coletivas de imprensa virtuais com o secretário Gilberto Figueiredo estão temporariamente suspensas.

    Por Assessoria | SES-MT

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.