CANARANA – Os testes da caldeira da Usina de Etanol de Milho em Canarana – MT começaram no fim da tarde desta última terça-feira (14.10) e, logo que se iniciaram, as redes sociais inundaram de comentários sobre o barulho que ecoou pela cidade.
O OPioneiro entrou em contato com a Assessoria da Alvorada Bioenergia, proprietária da Usina, pra entender como funcionam, de fato, os testes da caldeira; O que é o barulho ouvido pela população e se ele será contínuo!?
Conforme a Assessoria, a Usina está em fase final dos testes de comissionamento da caldeira da biorefinaria de etanol, para verificar se todos os componentes da caldeira (válvulas, tubulações, sensores, sistemas de segurança e controle) estão operando corretamente.
O barulho ouvido pela população é o som de escape de vapor sob pressão. Esse barulho ocorre quando o vapor é liberado para a atmosfera para ajustar a pressão e calibrar os sistemas – similar ao que acontece quando a água começa a ferver em uma chaleira.
A Alvorada Bioenergia informou que o barulho é temporário e que acontecerá em dois momentos: manhã: entre 7h e 9h | Noite: entre 19h e 22h. Os gestores do projeto reforçam que o barulho só ocorrerá na fase de testes, ou seja, cessará completamente quando a usina começar a operar.
Por OPioneiro.