sexta-feira, 24 janeiro, 2025
InícioNotíciasAgronegócioVisita técnica etapa soja do CTECNO Araguaia acontece na próxima semana

Visita técnica etapa soja do CTECNO Araguaia acontece na próxima semana

O dia de visita técnica da etapa soja no Centro Tecnológico (CTECNO) Araguaia, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), vai acontecer na próxima semana, em Nova Nazaré. O evento vai ter início às 07h30 (horário de Brasília) no dia 29.01.

Foto: Aprosoja MT

O Centro Tecnológico está localizado na Rodovia MT 326, entroncamento com a BR 158 – 1km sentido Nova Nazaré – MT e as inscrições para a visita ainda podem ser realizadas pelo novo link, CLICANDO AQUI. 

Único centro de pesquisa independente em solos com alto teor de silte no Brasil, o CTECNO Araguaia desenvolve, há três anos, protocolos para melhorar a produção das lavouras e atender as demandas dos produtores rurais que plantam nesse tipo de solo.

Nesta edição, os temas abordados serão a dinâmica da água na lavoura e estratégias de manejo e conservação do solo; a construção de um programa de herbicidas eficiente e os desafios e estratégias de plantio em solo siltoso. O coordenador do CTECNO Araguaia, André Somavilla, falou sobre a importância dos assuntos.
“Para solos de textura siltosa e rasos e mesmo para outras lavouras comerciais de Mato Grosso, com uma textura um pouco mais argilosa, a problemática da água está sendo recorrente e cada vez mais vemos a aplicação de fertilizantes em superfície. Neste caso, se não conseguirmos manejar essa água, vamos perdendo muito nutriente e sedimento, esse é um ponto que vamos procurar abordar na visita, porque dentro da estação, temos o problema de excesso de água, principalmente neste ano mais chuvoso. Também temos uma alternativa de sistema de manejo de água instalado na estação, que o público poderá ver e discutir”, explicou Somavilla, ao citar o projeto hidrológico para manejo de enxurrada e escoamento superficial, implantado no ano passado.

O pesquisador lembra que outro destaque dessa visita técnica, será a discussão sobre o uso de herbicidas, em especial, para o manejo do “pé de galinha com resistência”, um dos problemas da região do Araguaia.

“É muito importante que o produtor participe desse evento, lá discutiremos a parte técnica do desempenho de herbicidas e o manejo de água. Não trataremos de soluções milagrosas que prometem resolver os problemas de forma imediata; nosso foco será abordar a essência de cada desafio enfrentado pelos produtores e oferecer direcionamentos sólidos e fundamentados para auxiliá-los.”, completou.

Neste evento, os participantes poderão também acompanhar o desenvolvimento de 36 variedades de soja semeadas em duas épocas, uma no final de outubro e outra em meados de novembro.

Por Aprosoja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.