quinta-feira, 29 janeiro, 2026
InícioNotíciasAgronegócioResultados de pesquisas com culturas de primeira safra são apresentados durante visita...

Resultados de pesquisas com culturas de primeira safra são apresentados durante visita ao CTECNO Araguaia

O Centro Tecnológico de Araguaia (CTECNO Araguaia) realizou, na manhã desta quarta-feira (28.01), a exposição dos resultados das pesquisas dos últimos três anos em solos do tipo siltoso. No local, os 220 participantes assistiram a palestras de pesquisadores e visitaram as estações de experimentos em culturas de primeira safra. O evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), em parceria com o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro), ocorreu no município de Nova Nazaré.

Durante a apresentação dos resultados, os pesquisadores destacaram a eficiência do solo siltoso quando manejado de forma adequada e a possibilidade de alcançar altas produtividades. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, ressaltou que o CTECNO Araguaia é o único centro de pesquisa do país dedicado exclusivamente a esse tipo de solo e enfatizou a imparcialidade dos estudos desenvolvidos.

“É importante gerar novas informações, gerar conhecimento nesse solo, onde se conhece muito pouco, para que a agricultura aqui na região de Água Boa, região de Paranatinga, possa ser eficiente e rentável. Todas as pesquisas realizadas pela Aprosoja Mato Grosso são financiadas por produtores rurais, sem interferência de nenhuma indústria, então isso gera um conhecimento desvinculado de qualquer marca”, explicou.

Bier aproveitou o momento para agradecer aos pesquisadores e todos os trabalhadores que contribuíram com o resultado e a divulgação científica voltada para o campo. Além disso, destacou a importância da Aprosoja MT em contribuir com a ciência nos diferentes tipos de solos que há em Mato Grosso.

Na mesma linha, o vice-presidente Leste da Aprosoja MT, Diego Dall Asta, também ressaltou os estudos divulgados e a relevância dos resultados para o produtor rural. “Os Centros de pesquisas, tanto no Araguaia quanto no Parecis, já são referência nacional, onde o produtor absorve todo esse conhecimento e aplica no seu dia a dia, trazendo benefícios, com o manejo mais assertivo das suas lavouras”, disse.

O solo siltoso apresenta muitos desafios aos produtores da região do Araguaia, pois além do silte, também é raso, como explicou a delegada coordenadora do núcleo de Água Boa, Bruna Freiberg. Ela afirma que ao visitar o centro de pesquisa, os produtores recebem informações que facilitam o manejo e aumentam a produtividade neste tipo de solo.

“O CTECNO Araguaia nos dá ferramentas e técnicas para lidar com esse tipo de solo, como ferramentas fáceis e tudo que as pessoas podem usar na propriedade para poder ter maior produtividade. Aqui a gente verifica qual a melhor ferramenta para usar na plantadeira, questão de colheita, a questão de curva de nível, como fazer, qual o espaçamento, tudo auxilia muito no produtor e gerando maior produtividade. Então aqui realmente é uma fonte inovadora de informações e dados”, enfatiza.

Nos estandes, os pesquisadores mostraram as variações da cultura de soja em diversos tipos de palhadas e tratamentos. O coordenador do CTECNO Araguaia, André Somavilla, explicou que foram apresentados quatro temas principais, sendo o ganho de produtividade, impacto da densidade de semeadura, manejo do solo e sistema de produção.

“Os estudos desenvolvidos aqui dentro do CTECNO Araguaia, eles estão focados para as demandas dos produtores. Então o produtor pode utilizar as informações que a gente gera aqui dentro para tomar diretamente a decisão com relação às escolhas de cultivares, adubação e manejo de fertilizantes nas lavouras, correção de perfil de solo e sistemas de manejo”, explicou Somavilla.

O alto teor de silte e a menor profundidade do perfil exigem elevado conhecimento técnico e prático dos produtores. Conhecimentos estes voltados especialmente para melhorar o estabelecimento das lavouras.

Também presente na visita técnica, o prefeito de Nova Nazaré, Reginaldo Del Colle, ressaltou a importância do Centro Tecnológico para o município e para os produtores locais. Ele afirma que Nova Nazaré será centro de referência para todos.

“É um orgulho nós termos aqui esse centro de pesquisa da Aprosoja MT no município de Nova Nazaré. Esse centro de pesquisa traz uma oportunidade única para os nossos produtores rurais e faz com que Nova Nazaré vire referência de pesquisa para o Vale do Araguaia”, disse.

A percepção positiva também foi compartilhada pelos produtores. O produtor rural de Água Boa, Marcelo Cattani, ressaltou a imparcialidade das pesquisas apresentadas que não buscam vantagens comerciais e afirmou que vai aplicar algumas técnicas na propriedade. Ele explicou que os produtores utilizam produtos confiando nas propagandas e que no CTECNO conseguem ver o verdadeiro resultado.

“Eu pude ver hoje, no evento do CTECNO, que realmente demonstra ali alguns manejos que muitas vezes lá no campo, dentro do nosso negócio, a gente acaba fazendo uso por posicionamentos comerciais que chegam. Muitas vezes a gente não tem amparo técnico ou se aquilo realmente traz uma rentabilidade dentro do nosso negócio. Então é realmente uma informação que a gente consegue receber que melhora a rentabilidade dentro do nosso negócio”, conta.

Com essa exposição de resultados, a Aprosoja MT fortalece a divulgação científica no campo e contribui com o avanço da agricultura no estado.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.