O governador Mauro Mendes pediu empenho aos prefeitos eleitos em Mato Grosso para o envio dos projetos que permitirão a construção de 5 mil novas pontes em todo o estado nos próximos anos.
Nesta quarta-feira (09.12), o gestor se reuniu com os prefeitos eleitos e reeleitos dos partidos PSD, PP e PDT em Mato Grosso. Também participaram os presidentes estaduais do PSD, senador Carlos Fávaro, e do PDT, deputado estadual Allan Kardec, além de representantes do PP, deputados estaduais e secretários de Estado.
Mauro Mendes reforçou que por meio do programa Mais MT, o Governo de Mato Grosso irá adquirir equipamentos e todos os materiais necessários para substituir mais de 5 mil pontes precárias de madeira, abrangendo todos os municípios. Em contrapartida, os municípios ficarão responsáveis por fazer a substituição das pontes de madeiras pelas pontes entregues pelo Governo, formadas com estruturas de vigas metálicas, de aduelas e de bueiros.
“Pelo modelo tradicional, demoraríamos décadas para implantar essas pontes. Mas com as parcerias, se todos se empenharem, podemos conseguir já nos próximos dois anos. Vamos implantar essas 5 mil pontes usando 30% a menos de recursos, com essa solução diferente, criativa, fazendo o dinheiro público render”, afirmou.
Outro programa citado pelo governador é o de iluminação pública, também previsto no Mais MT. Conforme o governador, serão adquiridas mais de 450 mil lâmpadas de LED para que todos os municípios de Mato Grosso possam contar com iluminação econômica e de qualidade.
“Uma cidade bem iluminada fica mais bonita e melhora a Segurança, além de trazer economia aos cofres públicos. Essas lâmpadas devem durar pelo menos 10 anos. Vamos entregar a metade e os prefeitos que instalarem certinho receberão a outra metade”, adiantou.
O prefeito reeleito de Santa Rita do Trivelato, Egon Hoepers, destacou a importância da parceria com o Governo de Mato Grosso para desenvolver a região. “Esse programa das pontes é muito bom, é fundamental. Precisamos de estradas e pontes boas. Sem isso, não é possível melhorar Saúde e Educação. Porque com estradas ruins a população não consegue acessar a Saúde. Dificulta o acesso à escola também”, sublinhou.
Nelsom Paim, reeleito prefeito de Poxoréu, também afirmou que há muitas pontes precárias de madeira que causam transtornos na região, e precisam ser substituídas. O gestor ainda destacou que os repasses ao município estão em dia desde o início da atual gestão.
“Estamos recebendo corretamente os recursos desde o início desse governo, e isso tem nos ajudado muito. Esse projeto das pontes é de suma importância, porque temos muitas pontes de madeira que precisam ser trocadas. Queremos continuar sendo parceiros dessa gestão, porque é uma gestão séria, que dá resultados na ponta”, relatou.
Por Lucas Rodrigues | Secom-MT.