sábado, 18 maio, 2024
27.4 C
Canarana
Início Notícias Destaques Doe sangue, doe vida: UCT de Água Boa está recebendo doadores

Doe sangue, doe vida: UCT de Água Boa está recebendo doadores

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canarana, em parceria com a UCT (Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue) de Água Boa, está agendando doadores de todos os tipos sanguíneos. Devido a pandemia, as campanhas não ocorreram com a mesma frequência. 

O Banco de Sangue é responsável por atender a demanda de 11 municípios da região (Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Novo Santo Antônio, Querência, Ribeirão Cascalheira e Serra Nova Dourada). Dessa forma, as Secretaria Municipais de Saúde de ambos os municípios, com apoio do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pioneiros do Centro Oeste, CTG Coração Gaúcho e a 4ªRT MTG/MT (Movimento Tradicionalista Gaúcho), uniram forças para assegurar a disponibilidade das bolsas de sangue.

doe sangue
Doadores no centro de coleta da Fundação Pró-Sangue Hemocentro São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

A UCT, além do município de Água Boa, realiza campanhas com os municípios parceiros (Canarana, Querência, Campinápolis e Ribeirão Cascalheira) no decorrer de um ano, buscando sempre realizar uma ou duas campanhas mensais revezando entre esses municípios. Neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, a partir da metade de março não foram realizadas campanhas, por segurança dos profissionais e da população, pois elas geram uma determinada aglomeração. 

A parceria da UCT Água Boa, com a SMS Canarana, ocorre porque a UCT acaba abastecendo Canarana sempre com um estoque mínimo. Conforme Carine Rigo, farmacêutica da UCT, Canarana por ser uma AT (Agência Transfusional) não realiza a coleta, mas tem um estoque mínimo e realiza as transfusões no Hospital Municipal, então é necessário manter esse estoque regular mínimo abastecido garantido. “Então a gente tentou de maneira a compensar um pouquinho as campanhas que não estão sendo realizadas e auxiliar no nosso estoque também. Ainda mais chegando o final do ano, aumenta as vezes viagens, festas e acidentes consequentemente, e sendo mais utilizado o sangue. Cada vez que vem esses doadores, com certeza já supre e ajuda bastante para que a gente consiga atender da melhor maneira e ter este estoque disponível para toda a população”, explica Carine.

Mas quem deve doar? “Todos os tipos sanguíneos são importantíssimos, o ideal é que cada pessoa receba seu tipo ABO compatível. Muitos acabam falando ‘o meu é O+ e ele é o que mais tem de doador, então não vou ir porque não está fazendo falta’. Muito pelo contrário, o O+ tem muito e consequentemente a população desses 111 mil habitantes aproximados que a gente atende, a maior parte deles é O+. Então, consequentemente, se houver um acidente ou alguma coisa acontecendo, a maior parte desses pacientes que vão vir a precisar do sangue, são O+. O A+ é o segundo em escala de quantidade. Tudo é na proporção, o que a gente mais tem, tem que deixar um estoque maior porque tem mais população e precisamos de mais doadores pois acaba tendo mais pacientes precisando daquele”, salienta Carine.

Para doar, há algumas orientações básicas, como levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis), ter peso igual ou superior a 52 kg, ter dormido no mínimo 6h na noite anterior, não ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue e não ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes da doação. 

O horário de atendimento da UCT é das 07 às 11h e das 13h30min às 17h30min (de segunda a sexta-feira) e o agendamento para doação pode ser realizado através do telefone (66) 3468-5510. A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana, oferecerá transporte até a UCT de Água Boa para aqueles que desejam doar sangue. O doador deverá agendar através do número (66) 98436-8231 (Luana/Deva). O transporte levará os doadores às terças e quintas, com saída às 07h e retorno antes do almoço.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.