A Quarentena é uma medida de saúde pública utilizada para impedir a disseminação de doenças com grande transmissibilidade.
O termo Quarentena vem do italiano quarentena. A história nasceu há muito tempo.
No século 14, a peste bubônica matou mais de um terço da população da Europa. Na época, pouco se sabia sobre a doença. O governo de Veneza, temendo que o mal viesse do mar, determinou que todas as embarcações ficassem isoladas durante 40 dias antes do desembarque dos passageiros.
Na história da humanidade, já houve diversos momentos em que foram estabelecidas quarentenas em razão do surgimento e propagação de algumas doenças. Na atualidade, a quarentena foi instaurada após o surgimento da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus.
Embora o nome remeta a um período de quarenta dias, a duração da quarentena é determinada com base no período de incubação da doença, ou seja, o tempo que a doença leva para se manifestar. Essa medida de saúde pública busca,
assim, controlar a disseminação da doença.
De acordo com a portaria n.º 356 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo “garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado”, sendo adotada por até 40 dias ou podendo ser estendida pelo período necessário para
diminuir a transmissão comunitária.
Além disso, esta medida deve ser decretada por um “ato administrativo formal” e ser editada pelos secretários municipal ou estadual de Saúde, o ministro da Saúde ou por prefeitos, governadores ou então o presidente da República.
Fontes: Biologia Net/Correio Braziliense/Politize.com
Por Maria Eduarda Alves Ferreira, do O Pioneiro.