CANARANA – O diretor do Centro de Referência do IFMT de Canarana-MT, Carlos Câmara, convocou os vereadores e a imprensa na segunda-feira (06), para contrapor uma Fake News que foi espalhada em redes sociais no último final de semana.
Conforme essa mentira, Canarana perdeu o campus do IFMT para uma cidade vizinha, que também está pleiteando a ida do Instituto Federal para lá. Na verdade, representantes daquele município estão trabalhando para ter o IFMT, mas o pleito deles em nada interfere os projetos que estão sendo desenvolvidos em Canarana, onde a autarquia já está desde 2015.
Conforme Carlos Câmara, a aula inaugural dos novos cursos que serão ofertados pelo IFMT de Canarana será no próximo dia 27 de junho. Para o ano de 2023, deve ter início o curso técnico em Agropecuária e o curso superior de Agronomia 4.0, sendo este inédito no Brasil.
O Governo Federal destinou mais de três milhões de reais ao IFMT para o reinício dos cursos. Como contrapartida, a Prefeitura de Canarana repassou mais de um milhão de reais. Concomitante a isso, um projeto está em andamento para angariar recursos federais para a construção da infraestrutura que vai angariar o futuro campus.
Carlos disse que o foco do IFMT de Canarana é o agronegócio e, da cidade vizinha, terá outra direção. “O IFMT de um município não sombreia o outro. A população de Canarana pode ficar despreocupada que aqui o Instituto Federal está consolidado e alguns textos que foram divulgados são inverdades, que não conferem com o que estamos fazendo”, finalizou.
Por OPioneiro.