sexta-feira, 24 maio, 2024
27.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques Representantes do IFMT vistam unidade de Canarana para projetar reforma e construção...

Representantes do IFMT vistam unidade de Canarana para projetar reforma e construção do futuro campus

CANARANA – Estiveram na cidade de Canarana-MT nessa semana, o diretor de Planejamento do IFMT, Leone Covari, juntamente com a equipe de engenheiros do Instituto Federal de Mato Grosso, para projetar a reforma do atual prédio do Centro de Referência. Juntamente com o diretor da unidade, Carlos Câmara, eles também se reuniram com o prefeito Fábio Faria, secretários e vereadores.

Reunião entre representantes do IFMT, prefeito, vereadores e secretários em Canarana; Foto – Divulgação.

Esse trabalho faz parte dos esforços de retomar os trabalhos do IFMT em Canarana, prejudicados pela pandemia, além de projetar a instalação de um campus do Instituto Federal no médio prazo. Pela programação, em 2022 iniciarão os cursos de menor duração, chamados de Formação Inicial e Continuada, além da reforma da unidade.

LEIA MAIS – Prefeito Fábio Faria concede entrevista e anuncia investimentos milionários em Canarana

Para 2023, está previsto o início do curso Técnico de Agropecuária, que será concomitante ao Ensino Médio, ou seja, no turno em que o aluno não estiver na escola estadual, estará no IFMT. Também para 2023, existe grande possibilidade do início do curso superior inédito no Brasil chamado de Agronomia 4.0, que será voltado para profissionais que já trabalham em setor do agronegócio.

Paralelo, já está sendo feito um trabalho técnico e político para acessar recursos que possibilitem a construção de um campus tecnológico, que será ao lado do atual prédio. Conforme os representantes do IFMT, com a demanda sendo aquecida pelos cursos que começarão a ser ofertados, o próximo passo será acessar os recursos para construção do campus, com expectativa da liberação para 2024.

No início desse ano, a Câmara de Vereadores aprovou um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Instituto federal, para a destinação de valores que darão suporte ao desenvolvimentos dos cursos. Já a reforma será bancada através recursos capitaneados junto ao Governo Federal.

O IFMT de Canarana irá atender a demanda de todo Médio Araguaia, capacitando profissionais que estão e que chegarão nos municípios para trabalhar no agro e na indústria, diante do anúncio de grandes empreendimentos na região, como o porto da ferrovia em Água Boa e das usinas de etanol de milho em Canarana e Querência.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.