Quando se fala em dinossauros, logo vêm à mente algumas das espécies mais conhecidas como o Velociraptor, o Triceratops e o Diplodoco. Mas se tem uma criatura que não deixa o imaginário popular desde o lançamento de uma certa produção de holywood bastante popular, este ser é o famoso Tiranossauro Rex.
Praticamente o garoto propaganda da saga Jurassic Park, o T. Rex tem um visual fascinante e, ao mesmo tempo, peculiar: enquanto ostenta uma assombrosa cabeça com assustadora mordedura, além de poderosas pernas, o bichão tem bracinhos caricatamente curtos. Mas por que os braços do tiranossauro são tão pequenos?
O possível motivo dos braços curtos
Estudiosos acreditam em algumas hipóteses que podem ser o motivo de o feroz predador do período cretáceo ter membros dianteiros tão pequeninos. Durante muito tempo, uma das explicações mais aceitáveis foi a de que os braços do T. Rex foram diminuindo ao longo do tempo, como parte da evolução da espécie, sendo esta uma característica comum à subordem dos dinossauros bípedes conhecidos como terópodes.
Também há os que sugerem que não foram necessariamente os braços dos predadores que diminuíram. Segundo John Hutchinson, biólogo da universidade Royal Veterinary College de Londres e estudioso de biomecânicas no movimento de grandes animais terrestres, na realidade, “os braços não ficaram menores, as pernas é que ficaram maiores”.
Isto se daria por conta da necessidade de capturar e devorar presas, sendo preciso ter cabeça e pernas maiores e mais fortes. Mais recentemente, porém, uma nova hipótese para os bracinhos do T. Rex foi levantada.
Um estudo publicado no periódico Acta Paleontologica Polonica em 2021 sugere que, com membros superiores menores, as chances de ser mordido ou até ter esta parte do corpo devorada por um companheiro era bem menor. Dessa forma, ao se alimentar da presa ao lado de outros dinossauros, a chance de ter o braço devorado sem querer era muito reduzida se este membro fosse menorzinho.
Embora a sugestão até faça sentido, até agora não há uma explicação final para os braços curtinhos do T. Rex. Talvez apenas uma das hipóteses esteja correta ou, quem sabe, o corpo desses predadores evoluiu assim por somatória dessas possibilidades. “É uma história legal, mas acho que, no fim das contas, nós realmente não sabemos”, concluiu Hutchinson.
Fonte: MegaCurioso.