CANARANA – O CTG Pioneiros do Centro Oeste, de Canarana-MT, realizou a primeira apresentação em Mato Grosso das danças tradicionais do folclore gaúcho chamadas de campesinas. Aos poucos, as danças campesinas estão sendo incluídas nas competições artísticas do Movimento Tradicionalista Gaúcho pelo Brasil.
As apresentações aconteceram em Querência-MT, no último final de semana, durante o Interregional do FEMART, que reuniu 10 CTGs de Mato Grosso. Como ainda não valem para competição aqui no Estado, as danças campesinas entraram como apresentação. Ao todo, o CTG Pioneiros do Centro Oeste apresentou quatro danças campesinas: Chote de Ponta e Taco, Mazurca Galopeada, Vanerão Sapateado e Valsa de Mão Trocada.
Fizeram parte do grupo de Canarana, o patrão Giovani, coordenadora Lilian e instrutor Mitielo. A invernada contou com oito pares: Luís Antonio e Manuela, Franthiesco e Alice, Bernardo e Dalmolin, Pozzobom e Ana Raquel, Alexandre e Thayla, Daniel e Laurinha, Fronza e Isabela, Kauãn e Sangaletti, além do peão Winter.
LEIA MAIS – CTG Pioneiros do Centro Oeste é campeão do 8º ENATCHÊ em Brasília
Conforme o professor Mitielo, a ideia de ensaiar essas danças iniciou a partir de um curso que ele fez do CBTG e a tendência é que as campesinas ganhem espaços nos CTGs e nas competições. “As campesinas são danças tradicionais, mas que não faziam parte das competições. Foi muito bem aceito pelos presentes no evento. Nos orgulhamos por honrar o nome do nosso CTG, sendo novamente pioneiros em Mato Grosso”, explicou.
O projeto do CTG de Canarana é continuar ensaiando as danças campesinas para participar em fevereiro de 2024, do maior rodeio crioulo do mundo, que acontece em Vacaria-RS. “Lá eles dançam as campesinas e o CTG Pioneiros do Centro Oeste quer participar desse rodeio. Estamos ensaiando para isso”, disse Mitielo.
Por OPioneiro.