O segundo dia do Dia de Negócios e Tecnologias (Dinetec) 2025, realizado em Canarana, teve forte presença de público e um clima de otimismo, mesmo com a chuva que seguiu ininterrupta até a metade da tarde e ameaçou a programação. Em sua 11ª edição, a feira reafirma seu papel no fortalecimento da agricultura e no desenvolvimento do município, que já atraiu diversas empresas e marcas que se estabeleceram na região. A Sementes Acampo, parceira da Paloma Agropecuária, é um exemplo disso.
A Paloma Agropecuária estreou sua participação no Dinetec em 2022, com o apoio da Sementes Acampo. Desde então, elas trabalham juntas na exposição de sementes para pastagens e melhores condições de negócios para os agropecuaristas da região. Natanael Azevedo, supervisor comercial regional da Acampo, falou sobre o impacto do evento no crescimento da região e nos negócios que sempre são gerados. “Uma observação que a gente vê aqui, é que apesar de toda essa chuva, há muita agricultura rodando na feira. Então, se mostra uma feira de extrema importância, não só para a região de Canarana, mas para todo o Vale do Araguaia”, aponta.
Uma das grandes novidades da feira este ano, é o Dinetec Pecuária, espaço com estandes repletos de produtos e máquinas voltados para a pecuária. Como um diferencial, a Paloma Agropecuária já expõe há quatro anos seu catálogo de sementes para pastagens e outros produtos de nutrição animal. Ponto destacado por Natanael, que mencionou como ela cresceu.
“Ela é uma empresa regional que vem crescendo muito a cada ano. Era uma porta bem pequena, hoje está uma grande loja, acho que é uma das maiores lojas agropecuárias aqui de Canarana. E inclusive, foi a primeira loja a ter iniciativa de participar do evento e desde então, tem crescido cada dia mais, buscando novos parceiros”, afirmou.
O número de visitantes e expositores movimenta toda a cadeia econômica da região, como hotelaria, bares e restaurantes, supermercados, lojas e postos de combustíveis. Cleiton Coelho, da Meta Consultoria Agrícola, organizadora do Dinetec, também destacou o impacto do evento no crescimento econômico do município e na atração de novos investidores, que é uma das missões do evento.
“É muito gratificante ver a evolução da feira. Boa parte das empresas de fora que vem participar, passam a investir e a enxergar o potencial que o Vale do Araguaia tem, principalmente Canarana. Então, acredito que a gente pode dizer que o Dinetec promove, ainda que indiretamente, a vinda de empresas que vêm para expor e acabam ficando de forma independente ou em parceria com outras marcas”, explica Cleiton.
Além disso, ele enfatizou o compromisso da feira com a inovação e a sustentabilidade, mencionando as atividades voltadas para as crianças, que têm o objetivo de educar as novas gerações sobre a importância do agronegócio. “O espaço Kids é uma inovação que trouxe muita alegria para os pequenos, ao mesmo tempo em que desperta neles o interesse pelo agronegócio e pelo futuro do campo. Já a sustentabilidade é uma das marcas da empresa e é fundamental para a sustentação e durabilidade de um negócio, e por isso, buscamos trazer isso bem mais forte este ano”, explica.
Entre as inovações tecnológicas, a feira destaca o robô Armadillo, lançado pela Meta Consultora no ano passado e desenvolvido para realizar coletas autônomas de amostras de solo, e a exposição de um “cachorro robô”, que promete melhorar o monitoramento de propriedades, aumentar a segurança e apoio logístico no campo. Os estandes poderão ser visitados até às 18h desta sexta-feira, 17 de janeiro. A entrada é gratuita e tem programação para toda a família.
Com um ambiente repleto de novidades e muitas empresas exibindo seus produtos e tecnologias, a Dinotec 2025 segue sendo um grande catalisador para o progresso de Canarana e do Vale do Araguaia. “Essa é uma das missões e eu acredito que ela vem se concretizando ao trazer o olhar do investidor que vem participar, conhece a região e desperta o interesse”, concluiu Cleiton Coelho.
Por OPioneiro