ÁGUA BOA – Em parceria com a Prefeitura de Água Boa, a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, realizou o evento “Cidade Ferrovia – promovendo negócios ferroviários no interior do Brasil”, na manhã desta quarta-feira (6), para uma rodada de negócios ferroviários.
O evento aconteceu no Sindicato Rural de Água Boa, e reuniu especialistas do setor logístico, representantes da indústria, comércio, agricultura, empresas, autoridades e demais convidados do município e região, com o intuito de fomentar o desenvolvimento ferroviário em Água Boa, apresentar os diversos modelos de negócio, vantagens do transporte comercial por meio das ferrovias e esclarecer dúvidas dos interessados.
O Superintendente de Negócios e Inovação da VALEC, Danilo Miranda, agradeceu a recepção na cidade e apresentou a empresa pública que já está a 50 anos no mercado, ressaltando: “Estamos muito entusiasmados com a logística da ferrovia no Brasil, especialmente aqui em Água Boa. Estamos juntos e apostamos nesta mudança.” Ainda afirmou que a ferrovia deve ficar pronta em um futuro próximo, de aproximadamente 5 anos.
O prefeito Dr. Mariano apresentou a infraestrutura, economia e potencial do município, o plano de desenvolvimento econômico e os principais motivos para se investir em Água Boa, mostrando que a cidade vem se preparando constantemente para receber a FICO. Ainda explicou que com a chegada da ferrovia, o município passa a se posicionar como o principal centro do Agronegócio do estado, garantindo mais mobilidade e desenvolvimento para a região.
Alem disso, o prefeito ressaltou que, “com a FICO, Água Boa será capaz de movimentar cerca de 13 milhões de TU (toneladas úteis) e a previsão é que sejam gerados 116 mil empregos ao longo do contrato de concessão.”
Lauro Martins da YNOVA Soluções Logísticas, agradeceu o acolhimento, enalteceu a beleza da cidade, e apresentou a Ynova, suas operações e um estudo de caso de operação multimodal com ferrovia, mostrando como a empresa pode apoiar os interessados e os benefícios em utilizar a ferrovia.
O Gerente Terminal da Granel Química, Leandro Medina, expôs a empresa, o mercado de granéis líquidos (combustíveis, biocombustíveis, mineração, agricultura, celulose), a importância de um terminal nos pátios da VALEC e os benefícios de se tornar um parceiro da Granel Química.
O Superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da Valec, Marcelo Anastácio, falou sobre a Gestão Ambiental e Territorial, explicando o contexto ambiental e fundiário, as questões de licenciamento, desapropriação, as etapas de implantação da FICO e apresentou imagens comprovando que as obras estão a pleno vapor.
De acordo com a VALEC, entre os benefício da Ferrovia estão:
Redução de acidentes rodoviários e emissão de gases poluentes;
Desenvolvimento econômico e social da região;
Redução de fretes em relação ao rodoviário na ordem de 17 a 42% (origem das cargas em Água Boa-MT);
Maior competitividade dos produtos;
Aquecimento da economia, geração de empregos e arrecadação de impostos e tributos e Oportunidade de novos negócios.
O Gerente de Implantação FICO da VALE, Luciano Almada, mostrou fotos e vídeos das obras, a metodologia construtiva da superestrutura e o cenário atual da FICO.
Sobre as perspectivas de entrega, informaram que existe um contrato de 5 anos entre a VALE, ANTT E VALEC; que as obras no trecho goiano foram iniciadas em 2022; a previsão das obras no MT já é em 2023. Lembrando, que durante todo o ciclo da obra, acontece a permanência das empresas contratadas, movimentando a economia da região.
O evento foi encerrado com um almoço para todos os participantes que tiveram a oportunidade de trocar informações, contatos e tirar todas suas dúvidas.
Por Assessoria | ÁguaBoaNews.