Para boa parte das pessoas o mês de janeiro é de férias, o que provoca mudanças significativas na rotina das casas e isso também pode influenciar no aumento do consumo de água. A Águas Canarana, empresa do Grupo Iguá, alerta que com mudanças simples é possível reduzir o consumo em excesso, contribuindo para a economia da conta de água no final do mês e, principalmente, com a preservação dos recursos hídricos.
De acordo com o coordenador operacional da concessionária, João Igor Crucioli, hábitos simples devem ser considerados o ano todo. “Não basta apenas monitorar o consumo diminuindo tempo no banho ou fechando uma torneira, por exemplo, fazer a manutenção do sistema hidráulico também é fundamental”.
As dicas são simples e podem ser praticadas em qualquer momento do ano. Se a casa ficar sozinha por um longo período, é importante atentar para os vazamentos:
· Feche bem as torneiras e o chuveiro, certifique-se de não haver gotejamento. Eles podem representar 46 litros de água ou 1.380 litros por mês;
· Observe rachaduras e infiltrações próximas a encanamentos e torneiras;
· Deixe a piscina coberta, evitando a perda de água por evaporação;
· Caso seja possível, feche o registro que fica no cavalete.
No dia a dia, oriente moradores e visitantes a:
· Manter a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba, economizando de 12 a 80 litros de água;
· Tomar banhos de até cinco minutos;
· Não usar a descarga sem necessidade. São consumidos de seis a dez litros de água quando a descarga é acionada por seis segundos.
· Limpar bem os restos de comida dos pratos e das panelas antes de lavá-los;
· Utilizar a máquina de lavar roupas somente quando acumular quantidade suficiente para a capacidade total dela. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água cada vez que é usada;
· Não lavar o carro com mangueira. Usar um balde e um pano;
· Usar vassoura para limpar a calçada, pois 15 minutos da mangueira ligada pode desperdiçar até 280 litros de água.
Sobre a Águas Canarana – Por meio de concessão plena com validade de 40 anos, a Águas Canarana assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2000. A empresa atende a 22 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Por Assessoria.