quarta-feira, 23 setembro, 2026
InícioNotíciasDestaquesSicredi Sudoeste e Sicredi Araxingu aprovam união estratégica em assembleia

Sicredi Sudoeste e Sicredi Araxingu aprovam união estratégica em assembleia

CANARANA – Os associados da Sicredi Sudoeste e da Sicredi Araxingu aprovaram a união estratégica das duas cooperativas durante uma Assembleia Geral Extraordinária conjunta realizada no dia 19 de setembro, em formato híbrido.

Imagem Reprodução.

A reunião ocorreu na sede da Central Sicredi Centro Norte, em Cuiabá, e contou com a participação de mais de 150 coordenadores de núcleo de Mato Grosso, Pará e Goiás. Outros participantes acompanharam a assembleia de forma virtual.

De acordo com as cooperativas, houve 100% de representatividade dos núcleos das duas instituições, com aprovação de todas as pautas apresentadas durante o encontro.

A união marca uma nova etapa para as cooperativas e tem como proposta integrar experiências, estruturas e competências para ampliar a capacidade de atendimento aos associados. Entre os resultados esperados estão ganhos de escala, fortalecimento patrimonial e aumento da capacidade de investimentos em tecnologia, inovação e expansão da rede de atendimento.

Processo passou por diferentes etapas

A aprovação ocorreu após uma série de etapas de governança. Em 28 de agosto, foi realizada uma reunião preparatória com os delegados. Na sequência, em 3 de setembro, ocorreram as Assembleias de Núcleo.

Já no dia 8 de setembro, foram realizadas as Assembleias Gerais Extraordinárias individuais da Sicredi Sudoeste e da Sicredi Araxingu. A assembleia conjunta do dia 19 de setembro concluiu a etapa de aprovação pelos associados.

O presidente da Sicredi Sudoeste, Antonio Geraldo Wrobel, destacou que o processo foi discutido previamente pelas cooperativas, Conselhos de Administração e coordenadores de núcleo.

LEIA MAIS – Programa de Consultores Financeiros fortalece atuação consultiva dos gerentes de negócios do Sicredi

Segundo ele, a participação dos associados e a transparência fazem parte do processo de decisão dentro do modelo cooperativista.

O presidente da Sicredi Araxingu, Martim Steffenon, classificou a aprovação como um momento histórico para o cooperativismo em Mato Grosso. Ele ressaltou que a união permitirá ampliar a presença da instituição e diversificar as regiões atendidas.

União completa está prevista para novembro

Apesar da aprovação pelos associados, o processo ainda terá outras etapas até a conclusão da união das duas cooperativas. A previsão é de que a integração completa seja finalizada até o fim de novembro.

Durante esse período, os associados deverão receber informações sobre o andamento de cada fase por meio dos canais oficiais das cooperativas.

Com a união, as instituições passarão a reunir mais de 468 mil associados, com presença em 141 municípios de Mato Grosso, Pará e Goiás.

A integração busca reunir estruturas e experiências das duas cooperativas, ampliando a atuação regional e a capacidade de investimentos e atendimento aos associados.

Da Redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.