domingo, 14 agosto, 2022
Início Notícias Destaques Águas Canarana doa sementes nativas para Bacia do Rio Tanguro

Águas Canarana doa sementes nativas para Bacia do Rio Tanguro

CANARANA – Buscando colaborar com a preservação ambiental e em sintonia com o DNA da Iguá Saneamento, controladora da concessionária, a Águas Canarana doará de 61 quilos de sementes nativas do Cerrado para contribuir com a proteção à Bacia do Rio Tanguro. Fornecido pela Rede de Sementes Xingu, o material será entregue à Secretaria de Meio Ambiente de Canarana – MT para a produção de 25 mil mudas. O plantio está programado para dezembro.

Com sua nascente localizada na terra indígena Pimentel Barbosa, na zona rural do município, o Rio Tanguro é fonte de água para o abastecimento da cidade de Canarana. Parte das mudas será destinada ao plantio na bacia do rio, incluindo o ponto de captação de água para o sistema de tratamento e distribuição local. Outra parte será doada para escolas, entidades sociais e propriedades rurais que margeiam a microbacia do rio, por meio do projeto ambiental municipal Aroeira. A loja da Águas Canarana também irá disponibilizar exemplares a clientes interessados no plantio de espécies nativas.

LEIA MAIS – Águas Canarana já realizou mais de mil atendimentos remotos

“Todas as nossas ações visam o respeito às pessoas e ao meio ambiente. Nós captamos água do Rio Tanguro para distribuição, após o tratamento, a toda a população de Canarana, e entendemos que cabe a todos nós o cuidado com essa rica fonte de vida. Além de um cuidado com o meio ambiente, é um investimento para a cidade como um todo”, afirma o gerente da Águas Canarana, André Bof.  

As sementes nativas do cerrado foram adquiridas junto à Rede de Sementes Xingu. Com 13 anos de existência, a rede já viabilizou a recuperação de mais de 6,6 mil hectares de áreas na Bacia dos Rios Xingu e Araguaia, além de outras regiões do Cerrado e Amazônia. Dentre as sementes adquiridas pela concessionária para a doação estão as de Caju, Cajuzinho do Cerrado, Ipês Branco, Verde e Roxo, Jatobá da Mata e o Pequi do Xingu (confira a lista completa e os nomes científicos das espécies da flora nativa). 

Sobre a Águas Canarana

Por meio de concessão plena com validade de 40 anos, a Águas Canarana assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2000. A empresa atende a 22 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

Por Íntegra Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.