quarta-feira, 1 abril, 2026
InícioNotíciasDestaquesArtigo - Resiliência: A Imunidade Mental em Tempos de Crise - Por...

Artigo – Resiliência: A Imunidade Mental em Tempos de Crise – Por Josiane Porsch

Chegamos a outubro de 2020, um ano em que a palavra crise superou todas as suas formas de conceitos e manifestações. Estamos no último trimestre destes 365 dias e talvez nos perguntando: “Como cheguei até aqui”? E, se você está lendo este texto, parabéns, você venceu, ou está vencendo este ano histórico para a humanidade.

 

Então, diante deste cenário, vamos a pergunta anterior, “como cheguei até aqui”? Provavelmente você é uma pessoa com alta capacidade de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, reagindo positivamente diante de situações adversas, não cedendo à pressão, independentemente da situação que se apresente. Podemos afirmar assim, que você é uma pessoa resiliente ou que possui resiliência. Ter resiliência é ter imunidade mental contra problemas, é adaptar-se às mudanças, superar obstáculos resistir aos choques, estresse e algum evento traumático. É não entrar em surto psicológico, emocional ou físico, pois consegue encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar tais adversidades. A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usando da sua maleabilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil é realizada a campanha Setembro Amarelo, em alusão ao combate ao suicídio.

Podemos assim, resumir estas e outras características percebidas em pessoas altamente resilientes: Autoconfiança; Persistência; Otimismo; Empatia; Criatividade; Flexibilidade e Saber lidar com as emoções.

Tais características são a base para criar resiliência emocional, ou seja, treinamos nossa mente a suportar os pensamentos assustadores e assim, conseguimos esquivar nos do sofrimento, entendendo que a dor fará, inevitavelmente, parte da caminhada da vida. 

E desta forma, passamos por 2020. Enfrentamos crises de saúde, financeira,  relacional, comportamental e tantas outras. Sofremos e superamos, pois naturalmente somos resilientes, em maior ou menor grau, basta conhecer-se e desenvolver-se continuamente.

Por Josiane de O. M. Pörsch.

Psicóloga – Universidade Mackenzie (São Paulo)

Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar – ICHC-FMUSP

Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva – UNOPAR

Pós-Graduada em Saúde da Família – Escola de Saúde Pública do Estado do MT

Pós-Graduada em Gestão Pública – IFMT

Pós-Graduanda em Psicologia e Coaching – Faculdades Metropolitanas

Coach de Emagrecimento pelo: Profissão Coach Express e Health Coach International Institute

*As opiniões expressas pelos colunistas não refletem a opinião do OPioneiro, sendo o autor do texto, responsável pelo conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.