terça-feira, 16 agosto, 2022
Início Notícias Destaques Balsa e maquinários são apreendidos em operação de combate a crimes ambientais...

Balsa e maquinários são apreendidos em operação de combate a crimes ambientais em Querência

QUERÊNCIA – Em operações realizadas nas duas últimas semanas, equipes da Polícia Judiciária Civil, Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), realizaram a apreensão e retirada de diversas máquinas utilizadas para a prática de crimes ambientais no município de Querência – MT.

Em operações realizadas nas últimas semanas, foram apreendidas diversas máquinas utilizadas para a prática de crimes ambientais em Querência.
Imagem ilustrativa; Foto – Mayke Toscano/Secom-MT.

Foram embargados cerca de 60 hectares por desmatamento ilegal. Outras áreas devem ser vistoriadas em breve em continuidade à Operação.

LEIA MAIS – Mato Grosso é apontado como exemplo para o país no mapeamento e combate ao desmatamento ilegal

Além de vistoriar áreas de desmatamento ilegal na região, a equipe também apreendeu a balsa que opera no Rio Suiá, interligando o município de Querência ao distrito de Espigão do Leste.

A balsa, que faz a travessia do rio interligando as rodovias estaduais MT-109 e MT-110, pertence à Transportes Fluviais Salazar e apresentava irregularidades na documentação e falta de licenças ambientais. A embarcação passou a operar em julho deste ano e esta já é a segunda suspensão de suas atividades.

A primeira apreensão ocorreu pouco menos de um mês do início das atividades, após um caminhão cair da balsa no Rio Suiá. À época, a Marinha do Brasil apreendeu a embarcação também por irregularidades na documentação.

As atividades de fiscalização ambiental, que incluem as ações de monitoramento e controle de crimes ambientas como desmatamento e exploração florestal ilegais, pesca predatória, caça ilegal, poluição causara por empreendimentos, dentre outros, seguem em pleno funcionamento durante a pandemia do Covid-19. Ao se deparar com crimes ambientais, o cidadão pode fazer denúncias pelo 0800 65 3838 ou via aplicativo MT Cidadão (disponível para IOS e Android).

Monitoramento Diário

Desde 2019, por meio da Sema, o Estado de Mato Grosso é beneficiário da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal (ferramenta) adquirida pelo Programa REM, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), com recursos da Alemanha e Reino Unido.

Além das imagens diárias de alta resolução espacial, são disponibilizados alertas semanais de desmatamento e degradação da vegetação em toda a área do Estado. Os alertas permitem detectar desmates a partir de um hectare e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa.

Por Michele Soares/Notícias Interativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.