sexta-feira, 3 dezembro, 2021
Início Notícias Destaques Biblioteca Municipal de Canarana reabre com estrutura para atender todas as idades

Biblioteca Municipal de Canarana reabre com estrutura para atender todas as idades

Onde assistir filmes e séries todo mundo sabe! Mas a partir deste início de 2021, os moradores de Canarana – MT voltam a ter um outro lugar para buscar entretenimento e conhecimento da forma mais tradicional: a Biblioteca Municipal Castro Alves. Fechada a maior parte de 2020 devido à pandemia, o local voltou a funcionar, trazendo novidades aos amantes da leitura.

As novas instalações da Biblioteca, que está localizada bem no centro da Praça do Avião (Praça Sigfreud Roewer), contam com um amplo espaço para leitura, pesquisa, num ambiente climatizado e com um acervo de livros cada vez maior e mais completo. A assessora cultural da Prefeitura Municipal de Canarana, Renata Reis, em entrevista ao OPioneiro, falou das adaptações realizadas nas dependências da biblioteca para atender todos os públicos.

“Hoje nossa biblioteca contém alguns ambientes para atender os leitores de todas as idades, seja para adultos, jovens, crianças e até bebês, já que temos um espaço chamado de bebêtéca”, explica Renata, falando da sala com brinquedos e livros ilustrados, em 3D e em tecido, onde os próprios pais podem usar junto com o bebé para inseri-lo no mundo da leitura. “Temos também a infoteca. Um espaço disponível com computadores e internet para pesquisa e redação “, explica.

O empréstimo de livros também retornou em 2021, inclusive para a devolução de livros retirados antes da pandemia. Para o cidadão interessado em retirar livros na biblioteca,  é necessário um passaporte de leitura. “Um documento que pode ser feito na própria biblioteca, mediante a entrega de uma foto 3×4, de um comprovante de endereço atualizado e um documento de identificação”, evidencia Renata. Menores de 12 anos precisam estar acompanhados dos pais para adquirir o passaporte.

A biblioteca, ainda, como parte das ações de incentivo à leitura, iniciará em 2021, o projeto “Geloteca”. “Vamos fazer uma reunião com empresas da nossa cidade para implantarmos pontos de leitura pela cidade, as “gelotecas””, diz Reis. As gelotecas são geladeiras velhas que foram adaptadas para alocar livros que ficarão disponíveis para os colaboradores dessas empresas. Serão, de início, seis pontos de leitura.

A Biblioteca Castro Alves opera seguindo todas as medidas sanitárias conforme regulamentação dos órgãos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 07 às 11h e das 13:30h às 19:30h. A Bebeteca, devido às medidas de segurança impostas pela pandemia, não está operando ainda. Os atendimentos para pesquisa e uso da infoteca devem ser agendados. Para empréstimo de livros e devoluções, a entrada é livre de horário. Para dúvidas, doações e agendamentos 66.98141-2977.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.