quarta-feira, 15 outubro, 2025
InícioNotíciasDestaquesCanarana quer atrair novos investimentos em usinas de etanol de milho

Canarana quer atrair novos investimentos em usinas de etanol de milho

CANARANA – Canarana está prestes a ter sua primeira usina de etanol de milho em funcionamento, da Alvorada Bioenergia, atualmente em fase de testes finais. Porém, há um movimento que acredita que é possível receber novos investimentos no setor.

Em um trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo, através de informações repassadas pelo vereador Rafael Govari, o prefeito Vilson Biguelini se encontrou com o ex-governador Blairo Maggi e o ex-deputado federal Neri Geller. Biguelini foi motivado pelo anúncio de investimentos por parte do grupo Amaggi em novas usinas. O objetivo foi colocar o município à disposição.

A princípio, as novas usinas seriam erguidas numa parceria entre Amaggi e Inpasa. Porém, nesta terça-feira (14), foi anunciado que as empresas não caminharão mais juntas. Com isso, a Amaggi tocará sozinha os projetos, que, a princípio, contemplarão três usinas em Mato Grosso, sendo a primeira em Rondonópolis.

Conforme reportagem do Globo Rural sobre o encerramento da parceria, a Amaggi avaliou ser mais vantajoso seguir sozinha e que a decisão foi tomada em conjunto. Também cita que a Amaggi quer agilidade para não perder o momento, que é favorável para a instalação de novas usinas.

Ao OPioneiro, Vilson Biguelini disse que apresentou ao ex-governador o que o município pode oferecer. Ter duas plantas não seria um problema. Segundo ele, o milho pode vir de outros lugares e não é preciso, necessariamente, ser produzido no município.

“Temos três linhões de energia cruzando nossa cidade. A ferrovia cruzará a 14 km de Canarana. Temos condições de dar os mesmos incentivos já concedidos à Alvorada. Como já temos uma usina, a cidade possui uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços preparados, além de suporte técnico, ou seja, um ecossistema pronto”, citou o prefeito.

Biguelini destacou que a cidade não está concorrendo com outros municípios, principalmente da região e que também possuem potencial, mas o objetivo foi apresentar Canarana para novos investimentos, seja por parte da Amaggi ou de outras empresas que estão vindo para o Mato Grosso.

Por Lavousier Machry para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.