terça-feira, 3 dezembro, 2024
22.3 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Centralia: a cidade fantasma - Futilidade do dia

Centralia: a cidade fantasma – Futilidade do dia

Após um incêndio no ano de 1962 em Centralia (Pensilvânia, Estados Unidos), ela tornou-se uma “cidade fantasma”. Naquele ano, antes do Memorial Day, em homenagem aos soldados que morreram em combate, o conselho da cidade sugeriu colocar fogo no aterro localizado ao lado do cemitério, e que segundo os moradores o mau cheiro era um sinal de desrespeito aos soldados.

centralia - rota 61
Rota 61. Foto: Don Emmert / AFP / Getty Images

O fogo colocado no aterro construído próximo a uma mina de carvão inativada, levou à liberação de gases tóxicos e o afundamento da rota 61. Conforme uma lei estadual de 1956, era permitido a construção de aterro nestas minas se fossem tomados os devidos cuidados (selar os túneis e buracos). Contudo, isso não aconteceu e ainda hoje, chamas retornam à superfície em uma área de 15 quilômetros quadrados. 

Com o passar dos anos, o solo abaixo da cidade foi se tornando cada vez mais quente, a maioria dos habitantes receberam indenizações para se mudarem. A grande quantidade de fumaça levou as pessoas a apresentarem problemas de saúde. Contudo, cerca de 6 pessoas continuam morando em Centralia, mesmo com as construções da cidade terem sido condenadas e o CEP, desativado.

Fonte: Aventura na História; Hypeness; Fatos Desconhecidos.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.