quarta-feira, 17 julho, 2024
19.7 C
Canarana
Início Notícias Destaques Com a pista mais moderna do Araguaia, aeroporto de Canarana será liberado...

Com a pista mais moderna do Araguaia, aeroporto de Canarana será liberado para voos

CANARANA – O único com pavimento em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o aeroporto de Canarana-MT, com previsão de ser liberado para voos ainda nesse mês de outubro, terá a mais moderna pista do Vale do Araguaia.

Aeroporto Municipal de Canarana; Foto – OP.

O investimento supera os 10 milhões de reais divididos entre o Governo do Estado (R$ 7,1 mi) e a Prefeitura Municipal (R$ 3,4 mi). Os quase 1.500 metros de pista já estão prontos e a sinalização entra em sua reta final. Só falta a conclusão da pintura para que o relatório seja enviado à ANAC e a Agência Nacional de Aviação Civil libere para pouso e decolagem.

Conforme a Prefeitura Municipal, ainda restará a execução da drenagem, da iluminação e do plantio de grama na área de escape, o que deve ser executado no primeiro semestre de 2024, mas o que não impede o seu funcionamento.

O investimento do governo Mauro Mendes em Canarana faz parte do Programa Mais MT Aeródromos Públicos, que somente em 2023 está alocando mais de 60 milhões de reais na elaboração de projetos de engenharia, execução de obras de pavimentação, recuperação de pavimento asfáltico e cercamento em aeródromos públicos.

Aeroporto Municipal de Canarana; Foto – OP.

O prefeito Fábio Faria já anunciou que o próximo passo é fazer o projeto e levantar recursos para a construção de um terminal, o que dará mais comodidade a todos que utilizarão o aeroporto. “Talvez muitos pensam que só quem tem aeronave vai se beneficiar. Não é verdade. Nosso objetivo é trazer uma linha aérea e com a estrutura que temos, a melhor da região, temos muita chance de alcançar esse objetivo”, disse.

O aeroporto poderá ainda receber investimento da iniciativa privada, com espaço para a construção de até 15 novos hangares. Após a finalização de todas as obras, como iluminação, o aeródromo também poderá funcionar à noite, o que dá a possibilidade, por exemplo, que aeronaves com UTI possam operar, vindo buscar pacientes que necessitam de transferência urgente para os grandes centros.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.