sábado, 13 abril, 2024
21.1 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Como surgiu o aparelho ortodôntico? - Futilidade do dia

Como surgiu o aparelho ortodôntico? – Futilidade do dia

O primeiro aparelho ortodôntico, conhecido como “bandeau”, foi criado pelo cirurgião dentista Pierre Fauchard em 1728. A invenção na época, era uma espécie de ferradura que era acompanhada por uma tira extensora. 

Aparelho ortodôntico
Foto: Site Ortodontista BH.

Para propiciar um melhor tratamento ortodôntico, o aparelho passou por diversas adaptações. Em 1819, Gaston Delabarre inventou o fio metálico, que é utilizado até hoje. Entretanto, o termo  “ortodontia” só surgiu em 1841, através de Joachim Lefoulon. Já na década de 1890, Edward Angle, ao estudar as principais classificações de problemas na arcada dentária, criou seu primeiro aparelho ortodôntico, denominado Arco E. Esse aparelho, era basicamente um arco de metal localizado na frente dos dentes e presos por duas bandas de metal parafusadas nos pré-molares. 

Em 1911, Angle lança o sistema “pino e tubo”, que é considerado o avô dos atuais braquetes, mas foi somente em 1928 as famosas bases para a montagem do aparelho fixo surgiram. Quarenta e sete anos depois, em 1975 é criado o adesivo que permite que os braquetes sejam colados ao invés de soldados. Já, em 1997 é criado o aparelho transparente, embora só tenha chegado ao mercado nos anos 2000. 

Fonte: Sorrisologia; e, História do Mundo.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.