quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Início Notícias Destaques Criança de Canarana se classifica para etapa nacional do Concurso Cultural de...

Criança de Canarana se classifica para etapa nacional do Concurso Cultural de Cooperativismo Sicoob

CANARANA – A pequena Ana Julia L. Haas de Moura, de 09 anos, aluna do colégio Portal do Xingu, de Canarana – MT, foi campeã estadual no concurso cultural ‘Cooperativismo na forma de viver’, do Sicoob, e ainda, se classificou para a etapa nacional. Ela soube da classificação na tarde desta terça-feira (30.11) enquanto assistia uma Live do concurso, na agência do Sicoob no município.

Da Sicoob Central Rondon, que abriga cooperativas no Estados de MT, MS, RO e GO, três mil alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares submeteram trabalhos no concurso em duas categorias: Produção de Desenho e Produção de Texto Narrativo, respectivamente. Desse total, três trabalhos foram selecionados para a etapa nacional, junto com trabalhos de alunos de todo o país. Dois destes, são de municípios onde atua a Sicoob Primavera, cooperativa que possui agência em Canarana. Um trabalho de desenho de Antonio Marcos de Oliveira, de Campo Verde – MT, além do trabalho de desenho da pequena Ana Julia.

Ana Júlia, por ser ganhadora da etapa estadual também na categoria ‘desenho’, foi presenteada com um Tablet, nesta terça; A professora dela, Márcia Pereira da Silva, também recebeu uma premiação. Na etapa nacional, em que Ana Julia ficou classificada, onde concorre com outros 48 trabalhos do Brasil, se vencer, ela ganhará um Notebook, o professor receberá uma nova bonificação e a escola, será contemplada com um aparelho Data Show e uma Caixa de Som.

O desenho que classificou Ana Julia para a etapa nacional do concurso.

No desenho de Ana Julia, ela exemplifica bem os princípios do cooperativismo, como o interesse pela comunidade, a Inter cooperação e a participação econômica. Ela aponta, através do uso de muitas cores, a importância de juntar as moedinhas para ir poupando, de como as mais variadas profissões compõem uma sociedade, salientando inclusive o papel econômico do agronegócio, principal vetor da economia local, além do ato de cooperar em sí, quando esboça um planeta em que as pessoas estão de mãos dadas, no seu zelo.

Ana Julia e a professora Márcia Pereira da Silva

Ana Julia, no momento que soube que havia se classificado pra etapa nacional, não conseguia conter a emoção. “Eu me sinto muito nervosa e muito feliz. E eu achei meu tablet um máximo”, disse. A professora Márcia, que compartilhou do momento de euforia com sua aluno, disse que está orgulhosa. “Eu to me sentido muito orgulhosa. A Ana Julia faz curso de pintura e na sala de aula ela vem se destacando com os desenhos dela. Terminou a atividade, tem um tempinho vago, ela sempre pede se pode desenhar”.

O resultado da etapa nacional será divulgado nesta quarta-feira (01.12), ás 09h.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.