CANARANA – Pelo menos três empresários registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil de Canarana-MT, na última semana de 2021, relatando que foram vítimas de ameaças e tentativa de extorsão por criminosos que se dizem integrantes de facções.
O contato se dá por telefone ou WhatsApp. Os criminosos dizem que pertencem a uma facção, repassam informações sobre a vítima, sua família e sua empresa, ameaçam matar ele e sua família ou ainda colocar fogo no comércio, caso não for depositado um valor em dinheiro.
LEIA MAIS – Jovem faz “limpa” em casa de Canarana e Policia consegue recuperar objetos
Como o contato se dá a noite ou bem cedo da manhã, os criminosos dizem ainda que estão em frente à casa da vítima e que não é para ele sair para fora. Para passar veracidade, repassam informações sobre as características da residência.
Conforme o investigador Luis Conrado, da PJC, se trata de um golpe, que está sendo registrado em várias cidades do Mato Grosso, sendo, provavelmente, praticado por detentos, nos mesmos moldes dos outros tipos de golpes já de conhecimento.
Conrado explica que os criminosos obtém as informações geralmente pelas redes sociais, principalmente dos comerciantes, que usam a internet e expõem dados para promover seus negócios. “Não deposite dinheiro, é golpe, mas procure a polícia”, disse o investigador.
Por OPioneiro.