Os camaleões são criaturas magníficas conhecidas pelo sua grande habilidade de se disfarçar na natureza e mudar de coloração rapidamente. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que é um grande equívoco pensar que eles fazem isso para tentar ficar iguais ao fundo onde estão posicionados.
Quando um camaleão está com frio, uma de suas primeiras técnicas é mudar para uma cor mais escura. Dessa forma, conseguirão absorver mais calor da luz solar e manter o corpo aquecido. Ao contrário dessa situação, também é bem comum que eles optem por cores mais pálidas quando estão muito quentes e querem refletir um pouco do calor.
Porém, o fato mais enigmático e curioso sobre essa doida mudança de cores é que ela também tem um grande fator social. A mudança de coloração cumpre um aspecto de comunicação muito grande dentro da espécie, como o exemplo de machos ficando mais claros para sinalizar domínio territorial e ficando mais escuros para encontros que exigem mais agressividade.
As fêmeas, por sua vez, fazem algo parecido. A coloração pode ser usada para mostrar aos machos ao redor de que ela está pronta para acasalar. Por esse motivo, é até muito bom para pessoas que têm camaleões de estimação entender o que essas mudanças de cor significam, o que fornece mais informações sobre o humor do animal.
Entendendo a mudança de cor
(Fonte: Shutterstock)
Agora que você tem uma noção do porquê os camaleões mudam de cor dentro da natureza, é preciso se perguntar outra coisa: como eles são capazes de realizar essas mudanças tão bruscas em um curto espaço de tempo? Para isso, precisamos ter em mente que a camada externa da pele desses animais é completamente transparente.
Abaixo dessa camada, existem diversas outras partes da pele que contêm células especializadas chamadas de cromatóforos. Cada nível da pele possui cromatóforos preenchidos com sacos de diferentes pigmentos. A mais profunda dela contém os melanóforos, que estão repletos de melanina marrom — o mesmo pigmento que fornece as diferentes tonalidades da pele humana.
No topo dessa camada, também é possível encontrar as células chamadas iridóforos, que possuem um pigmento azul capaz de refletir a luz azul e branca. No topo de suas células, os camaleões também estão carregados de xantóforos e eritróforos, os quais contêm pigmentos amarelos e vermelhos, respectivamente.
Quando um indivíduo experimenta mudanças na temperatura corporal ou no seu humor, seu sistema nervoso diz aos cromatóforos quando devem expandir ou contrair. Isso fará com que a cor das células se transformem, criando uma grande variedade de cores e padrões. Os camaleões são tão incríveis que podem apresentar uma gama de cores que rotaciona entre o vermelho, rosa, amarelo, azul, verde e marrom!
Fonte: MegaCurioso.