segunda-feira, 4 julho, 2022
Início Futilidade do Dia CURIOSIDADE DO DIA - Onde surgiu o "espeto corrido"?

CURIOSIDADE DO DIA – Onde surgiu o “espeto corrido”?

Apesar de os gaúchos serem considerados os maiores apreciadores de churrasco do País, o rodízio de carnes assadas, também popularmente conhecido como “espeto corrido”, não foi criado nos pampas.

O “espeto corrido”, modalidade de serviço em que as carnes são servidas em rodízio de variedades, surgiu há cerca de 45 anos, em Londrina, no Paraná. Mas os gaúchos podem ficar tranquilos com a sua fama. O responsável pela inovação foi Albino Ongaratto, proprietário de um restaurante de beira de estrada, nascido no Rio Grande do Sul.

A novidade aconteceu pela necessidade. Certo dia, o restaurante estava lotado, a churrasqueira operava com a capacidade máxima e os garçons não conseguiam atender todos os clientes. Então, Albino teve uma iluminação. Mandou sua equipe servir todas as mesas com porções de carne em vez de largar um espeto em cada. Estava criado o “espeto corrido”, que até hoje é responsável pela felicidade dos admiradores do churrasco.

Foto: Getty Images

Apesar de não se ter uma ideia exata sobre a origem do churrasco, presume-se que tenha surgido com a descoberta do fogo e a percepção pelos homens de que a carne ficava mais macia quando era assada. No continente sul-americano, o prato popularizou-se no extremo Sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai durante o século XVII, quando essas regiões eram ocupadas por uma grande quantidade de gado selvagem.

Fonte: Terra.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.