domingo, 2 outubro, 2022
Início Futilidade do Dia CURIOSIDADE DO DIA - Quem inventou o dia dos pais?

CURIOSIDADE DO DIA – Quem inventou o dia dos pais?

Todos os anos, no Brasil, o Dia dos Pais acontece no segundo domingo de agosto. Por aqui, a data em questão foi escolhida em 1953 pelo então diretor do jornal O Globo, Sylvio Bhering, com o objetivo de reconhecer e celebrar a figura paterna.

Além disso, Bhering desejava conquistar mais anunciantes para o jornal com essa estratégia. Aos poucos, o “Dia dos Pais” passou a se difundir e, coincidentemente, a data escolhida se chocava com o Dia de São Joaquim, santo protetor da família e pai de Maria na fé católica — o que a fortaleceu entre os religiosos. Mas como essa data é comemorada em outros países?

(Fonte: Freepik)

Alguns pesquisadores já se propuseram a estudar a origem do Dia dos Pais, mas não há muitas evidências concretas com relação à primeira ocorrência. Atribui-se, por exemplo, a um jovem babilônio chamado Elmesu a primeira celebração da figura paterna quando, há mais de 4 mil anos, ele teria moldado um cartão em uma pedra desejando longa vida ao pai.

Junto das evidências da comemoração no Brasil, há também uma versão ocorrida nos Estados Unidos, datada de 1909, com Sonora Louise Smart Dodd. Ela, com o objetivo de homenagear o pai, que havia criado todos os filhos sozinho após a morte da esposa, iniciou uma petição para que a data de aniversário dele fosse oficializada como um dia especial. 

Dessa maneira, em 19 de agosto de 1910, na cidade de Spokane, estado de Washington, todos os residentes dedicaram aquele dia para homenagear os genitores. Não demorou muito para que a ideia se espalhasse para outras cidades e estados, sendo reconhecida em 1966 e oficializada no país inteiro a partir de 1972. 

Porém, o Dia dos Pais nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho. Em outros países, diferentes datas foram escolhidas para o Dia dos Pais: na Rússia é comemorada em 23 de fevereiro; na Itália, em Portugal, na Bélgica, na Espanha, na Angola, na Bolívia e em outros territórios marcados pela fé católica, as comemorações são feitas em 19 de março, por conta de outro santo, o São José, a figura paterna de Jesus.

(Fonte: Freepik)

Fonte: MegaCurioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.