sexta-feira, 22 novembro, 2024
31.3 C
Canarana
Início Notícias Destaques Em Canarana, mais de 140 B.O.s já foram registrados por golpe no...

Em Canarana, mais de 140 B.O.s já foram registrados por golpe no Auxílio Emergencial

CANARANA – A Polícia Judiciária Civil de Canarana – MT já registrou mais de 140 ocorrências, de vítimas de possível golpe no auxílio emergencial de R$ 600,00, disponibilizado pelo Governo Federal como medida de apoio econômico frente a pandemia do novo coronavírus.

Os registros de fraude no município se somam a milhares de outros registros em todo o país. Os boletins de ocorrência estão sendo registrados tanto pela delegacia virtual, quanto de forma presencial. Conforme apontado, na maioria dos casos, o cidadão só se dá conta que sofreu um golpe quando comparece à agência da Caixa Econômica para sacar o benefício e percebe que não possui mais o saldo.

Marcelo Camargo Agência Brasil caixa tem
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Como funciona o golpe:

Na maioria dos casos registrados, não só em Canarana, como em todo o país, os estelionatários usam de um formulário para conseguir do usuário do aplicativo Caixa Tem, o número do CPF e a senha numérica de seis dígitos. Os criminosos, ainda, em algumas ocasiões, identificaram que muitas pessoas usavam a própria data de nascimento como senha, o que facilita a ação.

Uma vez que tenham o acesso ao app, os golpistas alteram a conta de destino da parcela do Auxílio Emergencial ou, como ocorre de forma mais comum, fazem compras com o cartão de débito virtual. O golpe acontece no intervalo de tempo entre o depósito do benefício e a data em que o saque é liberado.

Como se prevenir:

Para evitar que o golpe do auxílio aconteça, a Polícia e a Caixa Econômica recomendam que o usuário, primeiramente, crie uma senha forte para o aplicativo do Caixa Tem, sem que contenha dados óbvios que facilitem a ação dos criminosos, como a data de aniversário. Ainda, é orientado que o cidadão nunca forneça informações pessoais a ninguém e em caso de dúvidas sobre o uso do App, que o mesmo procure a Caixa Econômica. Por fim, é orientado que os usuários tenham o cuidado de somente usar os canais oficiais para o benefício, como o site, aplicativo IOS e aplicativo Android do Caixa Tem.

Cai no golpe e agora?

A Caixa Econômica Federal recomenda que as vítimas de fraude procurem uma agência para formalizar a contestação do uso indevido do Auxílio Emergencial. 

Se a fraude for comprovada, o beneficiário receberá o dinheiro de volta. “Sempre que detectada suspeita de crime, a Polícia Federal é acionada e recebe todas as informações para as investigações e intervenções necessárias”, informou a Caixa em comunicado à imprensa.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.