segunda-feira, 15 julho, 2024
16.8 C
Canarana
Início Notícias Destaques Em MT, embaixadora da República Tcheca destaca parceria comercial e mostra interesse...

Em MT, embaixadora da República Tcheca destaca parceria comercial e mostra interesse em oportunidades geradas com ZPE

CUIABÁ – A embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíková, se reuniu com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, nesta sexta-feira (22.09), durante agenda em Mato Grosso em busca de parcerias entre os países. Também esteve presente a presidente da Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (Abrasoffa) e CEO da empresa tcheca R2b2.

Embaixadora da República Tcheca se reúne com representantes do Governo de Mato Grosso; Imagem – divulgação.

Um dos pontos de interesse da embaixadora foi a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres, cujas obras estão finalizadas e atualmente espera-se que o Governo Federal autorize o alfandegamento.

César Miranda explicou que as empresas instaladas na ZPE não pagam impostos para exportação e tem incentivos fiscais para a comercialização dentro do Estado e no país. Dentre as principais atividades que serão desenvolvidas lá devem ser a mineração e a indústria de base florestal.

“A implantação da ZPE em Cáceres é estratégica e fortalecer as nossas relações comerciais com nossos vizinhos Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile. Focamos muito mais no Atlântico do que para o Pacífico”, comentou o secretário apontando os caminhos que Mato Grosso adotou para o escoamento da produção agropecuária e industrial.

O secretário também afirmou que o Estado está organizando o setor da mineração, incentivando a formação de cooperativas e a regularidade das atividades junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

A embaixadora comentou que a República Tcheca tem uma relação comercial muito fortalecida com o Brasil, tornando-se o maior exportador de frangos para o país europeu. Lá, a economia tem forte base a produção de peças para automóveis, segurança, defesa, indústria espacial, maquinários, indústria mobiliária urbana, pesquisas médicas e indústria farmacêutica. Ela comentou ainda que a República Tcheca tem muito a agregar em tecnologia em Mato Grosso.

“Quero voltar novamente a Mato Grosso e peço mais informações sobre a ZPE, sobre a mineração e mais informações sobre o Estado”, disse a embaixadora.

Na reunião também foi debatida a realização de um seminário junto com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) para aproximar os empresários tchecos com a economia mato-grossense.

Por Débora Siqueira | Sedec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.