terça-feira, 13 abril, 2021
Início Notícias Destaques Em obras, maior ponte do Mato Grosso encurtará em até 200 km...

Em obras, maior ponte do Mato Grosso encurtará em até 200 km distância do Médio Araguaia com Brasília

NOVA NAZARÉ – Com quase 500 metros de comprimento, a que será a maior ponte do Mato Grosso, está com as obras avançando em ritmo acelerado. A reportagem do OPioneiro esteve no canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho e também entrevistou o prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho (Salgadinho).

Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP.

LEIA MAIS – Ponte de concreto sobre o Rio das Mortes será a maior de Mato Grosso

LEIA MAIS – Governo avança na obra de construção da ponte sobre o Rio das Mortes

Com 483 metros de comprimento e mais de 52 milhões de reais em investimentos, a ponte irá encurtar, para alguns municípios do Médio Araguaia, em até 200 km a distância para a nossa Capital Federal, Brasília-DF. A previsão é que a obra, sob responsabilidade do Governo do Estado, iniciada no segundo semestre de 2020, seja concluída em menos de um ano. “Estive lá semana passada e o andamento está indo de vento em popa, o que me deixou muito otimista, porque falaram que a entrega está prevista para março de 2022”, disse Salgadinho.

Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP.

Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP.

Além da ponte sobre o Rio das Mortes, o Governo do Estado tem investido em outras estruturas de concreto na MT-326. A ponte sobre os rios Borecaia, Corixão e Corixinho estão prontas; sobre o rio Água Preta está conclusa, faltando apenas o aterro; sobre o rio Água Suja a estrutura está em construção nesse momento; já a ponte sobre o rio Água Limpa é de concreto e será duplicada.

Ponte de concreto concluída sobre o rio Borecaia; Foto – OP.

Construção da ponte sobre o rio Água Suja na MT-326; Foto – OP.

Junto com as pontes, o Governo do Estado tem investido na pavimentação da MT-326. Dos 112 km entre Nova Nazaré e Cocalinho, restam 57 km para serem asfaltados, com obras em andamento e previsão de conclusão ainda em 2021. A ponte sobre o rio Araguaia, que divide Mato Grosso e Goiás já está pronta e o trecho de estrada de chão em território goiano tem previsão de ser pavimentada em 2022, conforme informou Salgadinho.

Se todas essas obras encurtarão a distância para Brasília, elas também facilitarão, na direção oposta, o tráfego dos moradores da região com a Capital de Mato Grosso, Cuiabá, além das centenas de caminhões que trefegam diariamente sobre essa rodovia, levando o calcário das minas de Cocalinho para as lavouras de todo o Vale do Araguaia/Xingu, ou na direção oposta, levando o milho para os confinamentos que ficam no estado de Goiás.

Mina de calcário em Cocalinho; Foto – OP.

Da BR-158 para se chegar a Nova Nazaré existem dois caminhos, pela MT-240, com seus 50 km já asfaltados ligando com Água Boa; e pela MT-326, ainda estrada de chão, que tem 31 km ligando até o antigo auto posto Rei da Estrada. A maior parte do calcário e da produção agrícola passam pela MT-326, mas esse trecho já tem o projeto pronto, com expectativa de que as obras de pavimentação sejam iniciadas em 2022, acredita o prefeito.

Com pontes de concreto e asfalto em todas as rodovias estaduais que cortam Nova Nazaré, o prefeito disse que sobra dinheiro para investir nas estradas municipais. “Hoje temos uma das melhores malhas viárias do Mato Grosso, praticamente todas nossas estradas municipais são levantadas e cascalhadas. Isso só foi possível porque a MT-326 foi pavimentada, sobrando dinheiro para outras obras”, relata o prefeito.

Conforme Salgadinho, o movimento pela MT-326, mesmo incompleta e com pontes em obras, já aumentou em mais de 50% nos últimos dois anos. Com todas as obras prontas, ele acredita num grande desenvolvimento para o município e região. Na beira da MT-326, já é possível ver muitas áreas de lavouras onde antes só haviam pastagens. A conversão de áreas para a agricultura tende a se acelerar nas próximas safras.

Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho (Salgadinho); Foto – Assessoria.

João Teodoro acredita que a atual gestão do Governo do Estado está sendo uma dos melhores que já houve para o município. “Mauro Mendes e Otaviano Pivetta está se tornando um dos maiores e melhores governos para Nova Nazaré, com certeza”, atesta o prefeito, que com a ajuda do Governo de Mato Grosso, pretende asfaltar o restante da cidade ainda em 2021.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.