segunda-feira, 15 abril, 2024
Início Notícias Destaques ESTIAGEM: Águas Canarana e Climatempo firmam parceria para monitoramento meteorológico

ESTIAGEM: Águas Canarana e Climatempo firmam parceria para monitoramento meteorológico

CANARANA – As secas são fenômenos naturais e cíclicos. Seus impactos se tornam ainda mais danosos à medida que o período de estiagem se prolonga, demandando a necessidade de monitoramento de riscos e tendências climáticas. Para auxiliar nesse trabalho, a Águas Canarana, empresa controlada pela Iguá Saneamento, contratou os serviços da Climatempo, uma das mais importantes empresas de meteorologia do país, sediada em São Paulo (SP).

 “Chegamos à marca de mais de 100 dias sem chuva. A última precipitação registrada no dia 02 de maio. É preciso que saibamos se esta é uma tendência ou se há o risco de agravamento da situação para que a empresa consiga gerir os riscos e tomar as medidas necessárias. Para auxiliá-la nesse trabalho, a Águas Canarana passa a contar com o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC) da Climatempo”, explica a diretora operacional Julie Campbell da Águas Canarana.

foto; Arquivi OPioneiro

Por meio do acesso à plataforma SMAC, a concessionária obtém informações sobre as condições climáticas a qualquer momento, previsões de tempo severo para diferentes prazos, desde os curtos, como uma hora, três ou 15 dias, como de longo prazo (seis meses). Também são disponibilizados históricos meteorológicos para períodos longos como uma década, além de API (Application Programming Interface) de dados e assessoria meteorológica 24h.

 A parceria também inclui um serviço de consultoria, que consiste em reuniões periódicas com especialistas em clima onde são apresentadas tendências de chuva e temperatura para os próximos meses. Elas são importantes para que se analise a situação atual e os impactos dos fenômenos meteorológicos no regime hidrológico da área de atuação da Águas Canarana.

 “Trata-se de uma iniciativa inovadora que está inserida em nosso Plano de enfrentamento à estiagem e nos possibilitará agir de maneira ainda mais objetiva e assertiva no estabelecimento de importantes estratégias”, acrescenta a diretora operacional.

 Consumo consciente – Para demonstrar à população a necessidade da economia de água neste período de seca, a companhia lançou neste mês de julho uma campanha de consumo consciente, com o mote “Água: A melhor fonte é o seu cuidado”, e produziu conteúdos com orientações básicas e que podem ser seguidas no dia a dia. A ideia é auxiliar os clientes com práticas mais econômicas e sustentáveis e que evitem o desperdício. Compõe também o planejamento, a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água. Além disso, iniciou-se um movimento com a hashtag #suadiferença que está movimentando as redes sociais com boas práticas.

 

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.