sábado, 25 maio, 2024
15.4 C
Canarana
Início Notícias Destaques Estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT é apresentada...

Estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT é apresentada em exposição agropecuária

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a equipe executora do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) apresentaram a iniciativa e a estratégia estadual para recuperar 5 mil hectares do Cerrado, durante a 38ª Expoleste, feira agropecuária de Barra do Garças, que terminou neste domingo (17.09), após uma semana de programação. A ação fez parte do estande da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
O programa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que influenciam diretamente na conservação do Rio Araguaia.
Conforme a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema (SGDD), Helen Farias, a mobilização social é de suma importância para adesão dos produtores. “É necessário que todos conheçam a iniciativa, os benefícios de recuperar as áreas degradas para melhorar a  quantidade e qualidade da água do Rio Araguaia”, afirma.

O representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Geraldo Donizete Lúcio, cita a importância do projeto para a agricultura familiar, já que os rios e cursos d’água garantem a produção de alimentos da população do entorno.

“É um projeto fantástico de recuperação das bacias hidrográficas do Araguaia. Quando a gente se depara com um projeto como este, de proteção do nosso Rio Araguaia, a Empaer se sente privilegiada por ter um projeto como este no rol de expositores”, avalia.

A Expoleste é a maior feira agropecuária do calendário de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso. O evento ocorreu no parque de exposições Eliziário José de Farias, com uma programação de cinco dias com shows nacionais, feira de expositores, rodeio, palestras, entre outras atrações.

Atendimento da equipe executora na Expoleste, em Barra do Garças.  Foto:: JPA

Juntos pelo Araguaia

Lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Goiás e Mato Grosso, o maior programa de recuperação de bacia hidrográfica do mundo iniciou a operação do Escritório Executivo em Barra do Garças. O Juntos pelo Araguaia está investindo R$ 2,8 milhões da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em Mato Grosso, os recursos investidos são obtidos por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público, que prevê o pagamento de multas com serviços ambientais.

Na primeira etapa, o projeto é executado em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

Por Lorena Bruschi | Sema-MT.

1 COMENTÁRIO

  1. É mais não para de desmatar o cerrado agora querem recuperar sendo que é umas das áreas mais difícil de fazer reflorestamento. Tenho fotos e vídeos dessa ação acontecendo alí na chegada da nossa cidade em frente a empresa caramuru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.